Apresentação do HC

Em 1968 aconteceu a incorporação da Santa Casa de Misericórdia de Uberaba pela então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Cinco anos depois, em 1973, tinha início a construção do Hospital Escola da FMTM, inaugurado em agosto de 1982. Ampliado e modernizado, o hospital passou a ser chamado Hospital de Clínicas, a partir da transformação da FMTM em Universidade, em 2005.

O HC-UFTM atende aos 27 municípios que compõem a macrorregião Triângulo Sul do estado de Minas Gerais como único hospital que oferece atendimento de alta complexidade, 100% pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Recebe, ainda, pacientes de outras regiões de MG e de diversos estados brasileiros.

Quanto à estrutura, comporta, atualmente, 292 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano. Certificado como Hospital de Ensino, disponibiliza campo de estágio para cursos técnicos e de graduação da UFTM, em especial na área da Saúde, além de atender às demandas de formação profissional no que diz respeito à residência médica e à pós-graduação - lato sensu e stricto sensu.

No HC-UFTM, a pesquisa encontra favorável campo de investigação científica, devido à densidade de casos implicados e à infraestrutura operacional e tecnológica disponível. O corpo clínico é composto por médicos com diferentes especializações que atuam no âmbito acadêmico e também no assistencial.

A área física, constantemente em evolução tanto na estrutura quanto na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, mede 26 mil metros quadrados, distribuídos entre ambientes de internação, ambulatórios, pronto-socorro e serviços de diagnóstico e tratamentos especializados.

São oferecidos serviços multiprofissionais tais como transplante de córnea, rins e válvula cardíaca, medicina física e reabilitação, cirurgias em diversas especialidades, pediatria, hematologia e hemoterapia, terapia renal substitutiva, tratamento de aids e hepatites, nutrição enteral e parenteral, patologia clínica e cirúrgica, radiodiagnóstico, inclusive com ressonância nuclear magnética, terapia intensiva - adulto, infantil e coronariana, ambulatórios especializados em diversas áreas, central de quimioterapia e Hospital-Dia Clínico.

Em 17 de janeiro de 2013, a UFTM assinou contrato de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh – que passou a gerir o Hospital de Clínicas. Dentre os motivos que levaram a Universidade, Reitoria e gestores do HC a aderir à Empresa, está o compromisso da Ebserh com a readequação da força de trabalho e a melhoria da qualidade da assistência prestada.

“A implantação veio no sentido de otimizar os serviços de saúde, de promover o aperfeiçoamento da gestão do HC, por meio de mecanismos legais modernos e ágeis, capazes de baixar custos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e alcançar elevado padrão de excelência”, afirmaram em nota o reitor Virmondes Rodrigues Junior e o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, na ocasião da assinatura do contrato com a Ebserh.

O primeiro concurso público da Empresa para atuação no HC ofereceu, ainda em 2013, 702 vagas, distribuídas nas áreas médica, assistencial e administrativa, em todos os casos, com formação de cadastro reserva. Já em 2014, novo concurso contemplou 22 novas vagas para médicos e uma vaga para tecnólogo em radiologia. Os novos concursados vêm sendo integrados em etapas mensais, desde março de 2014.

 

(Informativo HC-UFTM, ano 1, n.1, p. 3-4, maio.2014)









Todos os direitos reservados
UFTM
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Av.Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fones: (34)3318-5000
Fax: (34) 3312-1487

CONHEÇA A UFTM

Apresentação
Localização
Organograma
Equipe Administrativa
Reitoria
Pró-reitorias
Institutos Acadêmicos
Regulamentação Institucional

CURSOS

Graduação
Pós-graduação

PROCESSOS SELETIVOS

Apresentação do NUPE
Vestibular
Residência Médica
Transferência de Alunos