IMPRENSA
Notícias - < Voltar
Pibid Geografia apoia Feira de Conhecimentos
Ultima atualização: segunda, 18 de junho de 2012 - 18h:44min
Evento será neste sábado, a partir das 13h, na Escola Irmão Afonso.
![]() |
Integrantes do Subprojeto Pibid Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência está apoiando a 6ª Feira de Conhecimentos da Escola Estadual Irmão Afonso.
A Feira acontece neste sábado, a partir das 13h, na Escola, localizada na rua José Carlos Rodrigues da Cunha Júnior, 160, no Bairro Elza Amui, com apresentações de trabalhos de alunos sob orientação de professores da escola e dos pibidianos do Curso de Geografia da UFTM.
Pibid nas Escolas
O subprojeto Pibid Geografia Iniciação à docência: ensino e pesquisa no campo da Geografia Escolar, a exemplo da série de projetos Pibid, 2009 e 2011, desenvolvidos em escolas municipais e estaduais de Uberaba, visa "incentivar a formação de professores para a educação básica, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas, promover a integração entre educação superior e educação básica.
O subprojeto beneficia 135 alunos do ensino fundamental, divididos em duas escolas atendidas pelo Pibid Geografia da UFTM, a Escola Estadual Irmão Afonso e a Escola Municipal Uberaba.
Na Irmão Afonso, docentes e licenciados do curso de Geografia desenvolvem sete mini-cursos, que abordam desde a questão agrária no Brasil, com ênfase no Triângulo Mineiro, até a utilização de ferramentas do Google Earth na aprendizagem de Geografia Física e Ambiental.
Os mini-cursos abordam ainda temas como Uso e aplicabilidade dos minerais; Homem, meio ambiente e ações sustentáveis na cidade; Geografia Cultural e Cartografia em livros de literatura: A volta ao mundo em 80 dias; Geografia política e os poderes federais, estaduais e municipais; e, Cartografia do Meio Ambiente: mapas e clima no município de Uberaba.
O Pibid-Geografia da UFTM tem como coordenadora a docente Amanda Regina Gonçalves. A orientação está a cargo dos professores Ângela Maria Soares e Marcos Kazuo Matushima, do curso de Geografia. A supervisão é das professoras da educação básica, Kátia Silene Mendonça Duarte e Márcia Maria Naves Barbosa.





