Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM: sua profissão aqui - Nutrição
Início do conteúdo da página
Ensino

UFTM: sua profissão aqui - Nutrição

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 08h08

Criado em 2005, no mesmo ano de transformação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM) em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o curso de Nutrição da UFTM vem formando profissionais com perfil generalista, humanista e crítico, capacitando seus egressos para atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais à promoção, à manutenção, à recuperação da saúde e à prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Com dezenas de docentes distribuídos entre oito departamentos, segue ofertando semestralmente 30 vagas.

Docente na UFTM desde 2010, a professora Julia Elba de Souza Ferreira, que atualmente também está na coordenação do curso, ministra diversos componentes curriculares obrigatórios, entre eles Educação Alimentar e Nutricional; Avaliação Nutricional; Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Pública I, além de outros componentes eletivos. O mestrado, concluído em 2006, cursou na UFRJ, em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro. O doutorado, em Ciências Nutricionais, defendeu também na UFRJ, em 2010.

 

Professora Julia Elba de Souza Ferreira/Nutrição (UFTM)
Professora Julia Elba de Souza Ferreira/Nutrição (UFTM)

 

Professora Julia se graduou em 2001, no curso de Nutrição da Universidade Paulista. Do tempo da graduação, traz com destaque as experiências obtidas no período de estágio: “marcou-me muito o estágio na área de Nutrição Clínica, no próprio Ambulatório da Universidade, onde igualmente fui monitora e pude realizar atividades de atendimento ambulatorial em Nutrição por um ano (no último ano da faculdade). O vínculo que eu formava com meus pacientes me encantava, e o cachepot (vaso) de louça rosa, com uma violeta, que ganhei de uma paciente me emocionou muito, guardo ele até hoje! Outra lembrança que me marcou muito foi que eu fiz meu último estágio curricular obrigatório na área de unidade de alimentação e nutrição, mais precisamente no controle de qualidade de uma rede de comida árabe, onde consegui ser empregada como nutricionista. Foi uma alegria imensa, pois no último semestre da faculdade eu estava ansiosa em relação ao mercado de trabalho, mas fui recompensada com o emprego por ter realizado um ótimo estágio”, destacou.


Quanto ao mercado de trabalho, professora Julia afirmou que é amplo, pois são muitas as áreas em que o nutricionista pode atuar. “É crescente a valorização desse
profissional! Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, em 2023
havia em torno de 199 mil nutricionistas no Brasil, com piso salarial variável”, explicou.

 

Professora Julia/ Laboratório de Avaliação Nutricional (CE/UFTM)
Professora Julia/ Laboratório de Avaliação Nutricional (CE/UFTM)

 

Para os ingressantes no curso de Nutrição, frisou ser importante ter perfil crítico, ético, humanista (empático às demandas humanas), empreendedor e inovador nas áreas que a Nutrição abarca; que tenham ou desenvolvam habilidades na área da comunicação ou que estejam dispostos a desenvolver esse perfil e essas habilidades durante seu processo de formação no curso. “É importante gostar de gente e que igualmente tenham afinidade com o que permeia a área da alimentação e Nutrição”, salientou.

Professora Julia destacou que o curso de Nutrição da UFTM forma profissionais generalistas, permitindo que os egressos trabalhem em várias áreas, como: a) área de Nutrição em Alimentação Coletiva – gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN); na Indústria de Alimentos; Gastronomia; b) área de Nutrição Clínica – Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar, Ambulatorial, em nível de Consultórios e em Domicilio; c) área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico – Assistência Nutricional e Dietoterápica para Atletas e Desportistas; d) área da Saúde Pública; e) Marketing; f) docência e/ou pesquisa, entre outras.  Idealizada com a escolha da profissão, também demonstrou plena satisfação com a docência na área, “a Nutrição é uma profissão fascinante, muita ampla, permitindo várias áreas de atuação. Diante disso, são muitas as opções de escolha para os nossos alunos, que no decorrer do curso terão oportunidade de experienciar muitas áreas, desenvolver habilidades para se formarem, escolhendo, posteriormente, a área com a qual mais se identificam para atuar”, concluiu.

Natural da cidade de Montes Claros, MG, onde finalizou o ensino médio, a discente Franciele Cardoso Magalhães ingressou no curso de Nutrição da UFTM em 2021. Atualmente no 5º período, encontra-se realizada com a escolha do curso: “eu sempre me interessei muito pela área da saúde e, graças a isso, acreditava que o meu caminho profissional seria direcionado para a Medicina, até que eu comecei a me aprofundar no entendimento da Nutrição e me apaixonei por tudo o que envolve a abordagem. A Nutrição é um dos pilares fundamentais da saúde de qualquer indivíduo e vai muito além da Bioquímica e da Fisiologia. O alimento é cultura, história, comportamento, afeto, política e sustentabilidade. Eu escolhi esse ofício porque posso estudar isso pelo resto da vida sem perder o interesse e eu acredito que a Nutrição pode transformar e salvar vidas”, destacou. 

Franciele segue engajada no curso, já está fazendo estágio em uma empresa/ Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da cidade de Uberaba. Afirmou que ficou sabendo da vaga de estágio por meio de um networking com a proprietária do estabelecimento, quando a convidou para dar uma aula na Liga Universitária de Nutrição e Alimentação, da qual Franciele é coordenadora geral atualmente. Afirmou que a experiência do estágio atual, além de estar acrescentando o desenvolvimento de diversas habilidades como senso de liderança, proatividade, organização e planejamento estratégico, está transformando sua perspectiva sobre as possibilidades de atuação na sua área, “estou me sentindo muito realizada por poder viver essa experiência tão enriquecedora ainda no curso da minha graduação”, declarou.

 

discente Franciele Cardoso Magalhães, Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição (CE/UFTM)
Discente Franciele Cardoso Magalhães, Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição (CE/UFTM)

 

Além da participação na Liga de Universitária, Franciele foi recentemente assessora da presidência e do setor de projetos da Empresa Júnior de Nutrição - AlimentJr e também já foi discente representante junto ao colegiado do curso de Nutrição por um ano.

Com previsão de formatura para o próximo ano, afirmou pretender ser agente e promotora de saúde nos cenários em que estiver inserida, enxergando muito potencial na futura profissão e atenta às escolhas que já tem feito em seu dia a dia acadêmico. Franciele alerta quanto à divulgação de informações falsas e tendenciosas sobre os mais variados âmbitos da saúde, reconhece que muitas vezes isso acentua diversas problemáticas do contexto social, “é de suma importância que os estudantes e os profissionais da área da saúde tenham responsabilidade e compromisso com a ciência e com a verdade. Então, se você se interessa pela área da saúde, entenda o real impacto de atuar profissionalmente nesse cenário. Lidamos com vidas diariamente e isso é algo que precisa ser considerado”, finalizou, ratificando que “a Nutrição pode ser um instrumento de transformação na vida das pessoas”.

  

Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fotos:  arquivo pessoal dos participantes do projeto

 

Outras matérias:

 

 

 

 

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página