Patrimônio Histórico

Projeto sobre utilização de madeiras em construção produz vídeo explicativo

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h32

Professora da UFTM, Flávia de Souza Lima, vinculada ao Departamento de Ciências Biológicas - DCB/ICENE, desenvolveu projeto de pós-doutorado no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/Universidade de São Paulo – USP sobre espécies de madeiras adotadas em construção civil e arquitetônica.

Intitulado “Caracterização das espécies de madeira utilizadas na construção do palacete do Coronel José Caetano Borges em Uberaba MG, como subsídio para a sua restauração”, o projeto contou com financiamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG.

O palacete José Caetano Borges fica situado no início da Rua Tristão de Castro, bem ao lado da Catedral Metropolitana, no centro da cidade de Uberaba. Atualmente, é de propriedade da Prefeitura de Uberaba e tombado pelo CONPHAU, inclusive configurando na lista de imóveis fotografados pelo edital do concurso de fotografia do Projeto Geoparque.

Conforme a professora Flávia, a escolha do palacete como objeto de estudo deveu-se ao fato de ser um bem de importância histórica para o município. Um dos trabalhos resultantes do projeto consiste no vídeo "Madeiras que contam a história: procedimentos de estudo", cuja postagem, segundo a professora, “representa um material útil para aumentar o repertório de quem não está familiarizado com o tema, para desencadear discussões e para mostrar aos nossos alunos como o que aprendemos na universidade pode ser aplicado na sociedade na qual estamos inseridos”. ASSISTA AQUI.

Mais informações poderão ser adquiridas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Foto: vídeo/projeto( 6’45)