Atenção à saúde

10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Gestão e Assistência foi lançada nessa quarta-feira

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 13h34

Na tarde da última quarta-feira, 31 de agosto, ocorreu, às 18h, no Auditório Safira do prédio da Reitoria, o lançamento da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Gestão e Assistência (PET-SAÚDE) sob o tema “Sustentar a rede de atenção e a formação com a integração ensino-serviço-comunidade”.

Participaram representantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde - ICS; do próprio ICS; da Pró-Reitoria de Ensino da UFTM e da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.

Conforme já noticiado, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é uma estratégia importante para contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde  - PNEPS para formação e desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde  - SUS.

Segundo a coordenadora geral do PET/UFTM, professora Erika Trevisan, do Departamento de Terapia Ocupacional do ICS, o  PET-Saúde da UFTM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo geral qualificar estudantes para o trabalho no SUS mediante a integração serviço-ensino-comunidade e por meio do diagnóstico situacional e de iniciativas de educação permanente em saúde e da ampliação da abordagem interdisciplinar e intersetorial visando à integralidade e à humanização da atenção à saúde. Ao todo são 98 pessoas envolvidas, entre docentes, discentes e profissionais do SUS.