Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Biologia Itinerante do Pibid visita escolas públicas

Biologia Itinerante do Pibid visita escolas públicas

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 08h22

Os alunos do subprojeto Biologia Itinerante do Pibid/UFTM visitaram a Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia em Uberaba esta semana. Os objetivos são propiciar o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, organizar estratégias de trabalho, promover a socialização entre os licenciandos, a comunidade escolar e local, além de valorizar as atividades desenvolvidas pelos alunos da UFTM e das escolas de educação básica.

Contando com quatro coordenadores de área, 64 licenciandos e 10 supervisores que são professores das escolas públicas de Uberaba, parceiras do Pibid, o projeto programou circular por 10 escolas de educação básica parceiras. A Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia foi a nona escola visitada. Os participantes apresentaram atividades sobre diversos temas das Ciências Biológicas por meio de variadas estratégias didáticas contemplando diferentes temáticas desta ciência.

Maria Eduarda Ximenes, do 8º ano da escola estadual, aprovou o projeto. “O Pibid é muito importante para o nosso aprendizado. Você aprende cada vez mais e coisas interessantes, coisas novas”.

Soraia Almeida, supervisora do Pibid, revela que o projeto já apresenta resultados positivos. “O trabalho de leitura e escrita feito com o Ensino Fundamental II favoreceu o rendimento escolar observado nas avaliações bimestrais e estimulou a criatividade e interesse dos alunos”.

“Projetos como o Biologia Itinerante permitem a inserção do licenciando no futuro ambiente profissional e a prática do trabalho em equipe. É possível com a execução de projetos como este se estabelecer parcerias entre a universidade e as escolas públicas que possam elevar a qualidade da graduação e do ensino de Ciências e Biologia na educação básica”, afirmou Vera Tiburzio, uma das professoras coordenadoras do projeto.

O próximo encontro será no dia quatro de dezembro, totalizando 10 escolas visitadas.

Fotos: Divulgação/UFTM