Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Apresentação cultural e integração foram destaques na abertura da 3ª Jiepe

Apresentação cultural e integração foram destaques na abertura da 3ª Jiepe

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h47

A terceira Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM começou com uma atração que provocou um silêncio encantado no auditório Esmeralda, hoje de manhã. Alunos dos cursos de Física, Engenharia Química, Serviço Social e Medicina e um professor do curso de Engenharia captaram total atenção da plateia ao revelarem seus talentos musicais.  Voz, violoncelo, flauta, piano, cajon e violão afinados entoaram composições recentes e antigas, nacionais e internacionais.

Em seguida, o Hino Nacional seguiu a mesma preparação caprichada, com um aluno do curso de Física no violino, professores no teclado e vocal e uma servidora técnica-administrativa também no canto. Uma diversidade rica permeou as apresentações, que foram coordenadas pelo Centro Cultural da UFTM.

Os integrantes da mesa de abertura, formada na sequência, elogiaram a apresentação cultural. A pró-reitora de Extensão Universitária, Luciana Teixeira, falou sobre a integração da diversidade. “A UFTM tem uma diversidade muito grande. E a apresentação cultural e a apresentação do hino nos mostraram como é rico trabalharmos juntos. E essa jornada traz esse caráter, nos fazer trabalhar juntos para fortalecermos laços, começarmos novos laços e criarmos novos caminhos para integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão.”

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Darlene Tavares, destacou que 20 trabalhos, dos 364 apresentados pela Iniciação Científica, estão vinculados ao Ensino Médio. “E isso, para nós, é uma alegria. Hoje é uma nova oportunidade de valorizarmos a ciência, valorizar os futuros pesquisadores presentes, tão bem conduzidos por seus orientadores. Ao iniciar a pesquisa ainda na graduação, abre-se a possibilidade de vivenciar situações diferentes, de observar objetos e a vida de forma diferente, aprofundar sobre determinados temas e produzir novos conhecimentos”.

O evento se consolida mais a cada ano, para o pró-reitor de Ensino, Wagner Batista. “Vai ao encontro do que dizemos aos nossos alunos sobre a necessidade de formarmos profissionais que tenham em sua formação a consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão. Hoje também com a inovação. A graduação é a porta de entrada para a formação dos nossos profissionais e também a porta de saída para os profissionais atuarem na sociedade”.

Ana Lúcia de Assis Simões, Reitora da UFTM, relacionou a performance cultural ao sentido de integração. “Cumprimento aos nossos artistas, que além de professores, técnicos e estudantes também demonstraram talento e uma capacidade criativa para fazer esse evento mais brilhante e mais agradável ainda. São os múltiplos talentos interagindo num mesmo ambiente onde o ensino, a pesquisa e a extensão como tripé da universidade, se faz presente e tem que se mostrar cada vez mais unificada, indissociável para que os objetivos da universidade pública se concretizem. Esse é o trabalho que todos nós, cada um no seu espaço, desenvolve ao longo dessa caminhada”, concluiu.

A Reitora ainda entregou um certificado de reconhecimento à criadora da logomarca da 3ª Jiepe, a aluna Ana Flávia Nascimento Silva, do curso de Engenharia Civil da UFTM.

Após, participaram de uma mesa-redonda com o tema, “Da Universidade para o mundo: a contribuição do tripé ensino, pesquisa e extensão na trajetória profissional do acadêmico” três professores convidados: Fernanda Helena Ferreira e Waldenor Moraes Filho, ambos da UFU e Watson Rogério de Azevedo, do IFTM.

Fernanda, Waldenor (centro) e Watson na mesa redonda
Fernanda, Waldenor (centro) e Watson na mesa-redonda

As apresentações dos trabalhos começaram após o término da mesa-redonda. Durante o dia de hoje e de amanhã, serão apresentados em Uberaba 155 trabalhos de programas e projetos de Extensão Universitária, 143 de Ensino, e 364 de iniciação Científica. Em Iturama, as apresentações serão nos dias 9 e 10 de novembro.

Confira a Programação da Jiepe aqui.

Confira o horário de apresentação dos trabalhos - Clique aqui

Fotos: Marco Clemente/ UFTM