Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET História e PET Serviço Social organizam evento sobre a escritora Carolina Maria de Jesus
Início do conteúdo da página
Extensão

PET História e PET Serviço Social organizam evento sobre a escritora Carolina Maria de Jesus

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 07h08

O PET História e o PET Serviço Social da UFTM organizam evento sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, natural de Sacramento-MG, que a despeito das adversidades, produziu uma obra para pensar a sociedade brasileira, bem como sua condição de mulher negra e pobre. O evento será realizado no dia 6 de novembro, no auditório Safira, no prédio da Reitoria, a partir das 16 horas.

Carolina Maria de Jesus viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, zona norte de São Paulo, na década de 1950. Ela escreveu um diário de seu cotidiano como catadora de papel e suas impressões a respeito da cidade e do mundo que a cercava. Em uma visita à favela para produzir uma reportagem, o jornalista Audálio Dantas a conheceu e a seus escritos e percebeu a riqueza do material produzido. A partir do diário, foi publicado em 1960, Quarto de despejo: diário de uma favelada, obra que tornou Carolina Maria de Jesus conhecida no Brasil e exterior (publicado nos EUA, França e Alemanha). 

Posteriormente, Carolina Maria de Jesus publicou Casa de Alvenaria, Pedaços da fomeDiário de Bitita, Meu estranho diário e Provérbios. Há farto material manuscrito não publicado que tem sido estudado por profissionais das Ciências Humanas. Parte de seu acervo está na Fundação Cultural de Sacramento e é composto por fotografias, manuscritos e livros. 

“O evento é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a escritora e sua importância não somente no campo da literatura como da compreensão das populações pobres do Brasil. Ela é considerada a escritora negra mais importante do país”, observou a professora Sandra Mara Dantas, do curso de História.

A exposição apresentará obras de Carolina e de pesquisadores que a estudaram, além de  artesanato produzido por artesãos de Sacramento. Na programação, será exibido um documentário, Favela, uma vida de pobreza, produzido na Alemanha, que retrata o cotidiano de Carolina Maria de Jesus na favela do Canindé.

Haverá  mesa-redonda composta por profissionais de diferentes áreas que debaterão a obra e contribuição da escritora sob diferentes perspectivas.

As inscrições serão feitas no local e haverá expedição de certificados de participação. O limite de vagas é de150 pessoas. O evento é aberto a toda comunidade.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página