Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Triângulo Aéreo UFTM participa da 19ª Competição SAE BRASIL

Triângulo Aéreo UFTM participa da 19ª Competição SAE BRASIL

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 06h05

A equipe Triângulo Aéreo de Aerodesign da UFTM participa da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada de 26 a 29 de outubro em São José dos Campos/SP. O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Ao participar do programa SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua  concepção, projeto detalhado, construção e testes. Os estudantes devem participar do evento AeroDesign para conhecer e experimentar os princípios básicos da aviação, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e trabalhar para atingir objetivos necessários para o desenvolvimento do projeto escolhido.

A Triângulo Aéreo

Fundada em 2011, a equipe Triângulo Aéreo de Aerodesign da UFTM visa projetar uma aeronave radiocontrolada para competição SAE-Brasil Aerodesign. Atualmente, o projeto de extensão universitária conta com alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica, Produção e Química. “Já participamos da Competição Nacional SAE BRASIL quatro vezes no Torneio Principal em 2012, 2013, 2014 e 2015. Também competimos uma vez no Torneio de Acesso no ano passado. Em 2014, obtivemos a Menção Honrosa no quesito Acuracidade. Em 2016, obtivemos a 7ª colocação nacional no Torneio de Acesso. Este ano é a quinta vez que estamos concorrendo no Torneio Principal. Nosso avião se chama Deutsch e seu número é o 40”, contou Aloisio Eustáquio Garcia Junior, aluno de Engenharia Elétrica e integrante da equipe.

Foto: Divulgação/UFTM