Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Livro de docente da UFTM está entre os finalistas do Prêmio Jabuti
Início do conteúdo da página

Livro de docente da UFTM está entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 14h23

O livro intitulado Educação Física e Esporte no Século XXI , organizado pelos professores Wagner Wey Moreira, da UFTM, e Vilma L. Nista-Piccolo, da Unicamp, está entre os finalistas da 59ª edição do Prêmio Jabuti, concorrendo na categoria Educação e Pedagogia. O Tratado foi lançado em 2016 pela Editora Papirus. Wagner Wey é docente graduação em Educação Física e do Mestrado em Educação da UFTM.

Educação Física e Esporte no Século XXI reúne textos "elaborados por professores que pesquisam e trabalham em universidades, relacionam o sentido de um corpo ativo com vários aspectos de manifestações culturais e preocupações existentes no mundo hoje, tais como: lazer, meio ambiente, educação, saúde, movimento olímpico, formação profissional, tecnologias da informação e corporeidade".

Prêmio Jabuti

Considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro, o Jabuti, criado em 1958, é outorgado a pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, a obras inéditas, atualmente, em 29 categorias. A de Educação e Pedagogia, de acordo como o regulamento do prêmio, contempla os "livros  compostos  por  pesquisas,  ensaios,  textos  profissionais,  acadêmicos, científicos ou obras de divulgação – que  descrevam  e/ou fundamentem e/ou discutam conceitos relativos aos temas que nomeiam esta categoria".

Em cada categoria, as obras inscritas são analisadas por um corpo de três jurados especialistas. Conforme prevê o regulamento do prêmio, as obras em Educação e Pedagogia são avaliadas segundo os seguintes critérios: "relevância e atualidade do tema; impacto social; explicitação de fontes; dados e métodos; rigor e precisão conceitual e adequação terminológica; clareza e objetividade do texto".

A seleção acontece em duas etapas. As  três obras  que  receberem  maior pontuação serão consideradas vencedoras.  O primeiro lugar de cada categoria receberá um troféu Jabuti para o autor e um para a editora, e o autor receberá um prêmio no valor bruto de R$ 3,5 mil. No caso de obras em coautoria, cada autor receberá um troféu, e o prêmio em dinheiro será dividido em partes iguais. Os segundos e terceiros lugares de cada categoria também receberão um troféu Jabuti para o autor e um para a editora.

A previsão é que a lista de vencedores seja divulgada no dia 31 de outubro. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti acontece em São Paulo, no dia 30 de novembro.

Conheça os finalistas do Jabuti

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Prêmio , publicação
Fim do conteúdo da página