Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Portal Periódicos de Minas é apresentado à comunidade

Portal Periódicos de Minas é apresentado à comunidade

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 04h59

O Portal Periódicos de Minas foi lançado na Mostra Inova Minas 2017, em Belo Horizonte, no dia 15 de setembro. O Portal é uma das ações da Política de Periódicos para Minas Gerais, uma iniciativa para promover o acesso aberto e melhoria de qualidade dos periódicos mineiros. A Política é um projeto financiado pela Fapemig e apoiado pela UFMG e objetiva dar visibilidade e apoio aos periódicos científicos e tecnológicos de Minas.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro possui nove periódicos cadastrados no Portal: Cadernos CIMEAC; Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde – REAS; Revista do Sell; Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social – REFACS; Revista TOPUS: Espaço, Literatura e outras Artes; Triângulo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Arquivos de Ciências do Esporte e LIPH Science.

A Mostra Inova Minas Fapemig é um evento que busca divulgar projetos de pesquisa realizados pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais. A abertura do evento contou com a fala do professor José Marcos Silva Nogueira, reitor em exercício da UFMG, instituição parceira da pesquisa na hospedagem do Portal. O Prof. Luciano Mendes Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Grupo de Trabalho Periódicos de Minas, também participou da abertura e falou sobre a contribuição do Grupo para o texto da Política.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Fapemig, professor Evaldo Ferreira Vilela, que se referiu à Política de Periódicos para Minas Gerais como um trabalho importante e consistente para obter resultados que levem ao transbordamento do que é produzido na pesquisa para a sociedade.

Evaldo Vilela e Sergio Cirino
Evaldo Vilela (à esq.) e Sergio Cirino

O professor Sérgio Dias Cirino, coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, apresentou os dados coletados pela pesquisa da Política, que já identificou quase 400 periódicos em Minas, suas ações e seus objetivos. Em seguida, ele abordou os principais aspectos do Portal, como o perfil das revistas científicas mineiras, o blog de notícias, área com documentos de interesse aos editores e divulgou o link de acesso: www.periodicosdeminas.ufmg.br

Fotos: Marcella Boehler/UFMG