Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM realizou primeiro transplante de medula óssea
HC-UFTM

HC-UFTM realizou primeiro transplante de medula óssea

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 14h04

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro iniciou a realização de transplantes autólogos de medula óssea. A primeira infusão aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, em uma paciente de 43 anos, moradora de Uberaba e que faz tratamento contra um linfoma - câncer que tem origem no sistema linfático.

Na segunda-feira, 5 de junho, a Unidade de Onco-Hematologia HC-UFTM constatou que o processo de enxertia foi bem-sucedido. A elevação da contagem de leucócitos no sangue periférico indica que a medula está instalada e funcionando.

O superintendente do Hospital de Clínicas, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, e a reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, visitaram o leito da transplantada para desejar boa recuperação e parabenizar pelo êxito do procedimento. A paciente passa bem e tem previsão de alta ainda para esta semana.

Etapas

“Transplantes autólogos são aqueles em que o próprio indivíduo é doador das células-tronco a serem infundidas, com o intuito de tratar doenças como mieloma múltiplo, linfomas e tumores sólidos”, explica o médico Leonardo Rodrigues de Oliveira.

A primeira etapa para o transplante consiste na coleta das células-tronco, separadas da corrente sanguínea com o uso de um equipamento específico. O material é mantido congelado. O paciente, então, passa por sessões de quimioterapia em altas doses, a fim de eliminar as células cancerosas. Por fim, ocorre a infusão das células-tronco para recompor a medula óssea.

Já nesta terça-feira, 6, o HC dá início ao preparo do segundo transplante. Um homem de 50 anos, morador de Araxá/MG, que faz tratamento contra mieloma múltiplo, será internado. A infusão está prevista para o dia 14 de junho.

Pioneirismo

O Hospital de Clínicas foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes autogênicos de medula óssea em agosto de 2015, à época tendo como responsável técnico o hematologista e hemoterapeuta Helio Moraes de Souza. Com a autorização, Uberaba passou a ser um centro pioneiro de transplante de medula no interior de Minas Gerais – no estado, o serviço é oferecido apenas em hospitais de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

“Desde então, ocorreu a compra de equipamentos, insumos e mobiliário para atender à nova demanda. Foi um processo demorado devido aos trâmites licitatórios. Durante o período, foi essencial o apoio e estímulo que recebemos da Organização dos Amigos Solidários à Infância e Saúde - Oasis”, detalha Leonardo Rodrigues de Oliveira.

Após dois anos realizando transplantes autólogos, o Hospital poderá ser credenciado para realizar transplantes alogênicos, considerados de maior complexidade e caracterizados pelo uso de material de um doador com ou sem vínculo familiar com o receptor para tratar, por exemplo, as leucemias agudas.

Fonte:Unidade de Comunicação HC-UFTM
Foto: João Pedro Vicente - HC-UFTM