Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Inauguradas obras de ampliação e renovação do Biotério Central da UFTM

Inauguradas obras de ampliação e renovação do Biotério Central da UFTM

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 13h51

Durante a manhã desta quarta-feira, 24, foi realizada a solenidade de inauguração do Biotério Central da UFTM, unidade onde são criados e mantidos animais vivos (ratos e camundongos) destinados à pesquisa científica e ensino. O evento foi aberto a toda a comunidade e contou com a presença de professores, pesquisadores e técnicos da UFTM, além de representantes da Prefeitura e Câmara Municipal. A solenidade foi marcada pela cerimônia de descerramento da placa de inauguração do espaço que contou com a participação da reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, do vice-reitor, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Darlene Mara dos Santos Tavares, do coordenador do Biotério Central, David Nascimento Silva Teixeira e do professor Carlo José Freire de Oliveira, um dos idealizadores da proposta de reestruturação.

Solenidade foi marcada pela cerimônia de descerramento da placa de inauguração
Solenidade de inauguração do Biotério Central
(Fotos: Edmundo Gomide/UFTM)

O trabalho de reestruturação do local foi iniciado em 2015 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG e Prefeitura da Universidade, e visava atender a uma demanda institucional e normas de instituições fiscalizadoras. Ao todo, foram investidos R$ 278.515,94 nas obras de ampliação e reestruturação. O projeto foi executado pela equipe ligada à Prefeitura da UFTM com materiais e equipamentos comprados pela UFTM com recursos próprios e da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Durante a solenidade, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Darlene Mara dos Santos Tavares, destacou o histórico do trabalho realizado para a ampliação e reestruturação do espaço e a importância do Biotério Central para a comunidade científica e acadêmica da UFTM. “Quando somamos esforços, conseguimos os nossos objetivos. Contrariando todo o contingenciamento que vivenciamos ao longo dos três últimos anos, mas tendo como meta a implantação efetiva do Biotério Central, a universidade não mediu esforços para que hoje estivéssemos aqui fazendo essa inauguração. O Biotério Central vai atender aos pesquisadores da universidade dentro de todas as normas e rigor ético”, destacou a pró-reitora.

A reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, destacou o trabalho desenvolvido nas obras e alterações no Biotério Central. “Hoje, a despeito da crise pela qual passamos, ficamos emocionados por conseguirmos entregar para a comunidade científica e acadêmica da UFTM o Biotério Central que irá ofertar materiais necessários para os experimentos nas pesquisas de Iniciação Científica, TCC, mestrado, doutorado, pós-doutorado e demais projetos  de nossos pesquisadores. O nosso reconhecimento e agradecimento à equipe que trabalhou e que esteve coordenando toda essa edificação, não podemos deixar de agradecer também à equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, à equipe de engenharia da Prefeitura da UFTM e aos demais colaboradores que também não mediram esforços para a conclusão do trabalho”, concluiu.

Após a solenidade foi realizada visita guiada às instalações
Após a solenidade, foi realizada visita guiada às instalações