Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mestrado Profissional em Química abre inscrições

Mestrado Profissional em Química abre inscrições

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 07h51

Divulgado o processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI, no segundo semestre de 2017. Serão ofertadas cinco vagas na UFTM, sendo uma delas pela lei de cotas. O Mestrado é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pelo Ministério da Educação e conduz ao título de Mestre em Química. Tem como objetivo proporcionar formação química aprofundada e relevante ao exercício da docência no Ensino Médio, visando dar ao egresso a qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Química.

O PROFQUI é um curso semipresencial ministrado por Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional, entre elas a UFTM. É coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem a cogestão da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e o apoio das Instituições Associadas, formando uma Rede Nacional de Pós-graduação do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Poderão se inscrever candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Química na educação básica e sejam portadores de diplomas de graduação em Licenciatura em Química ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. A inscrição no Exame será inicialmente efetuada via internet, na página https://www.profqui.iq.ufrj.br, até o dia 26 de maio de 2017.

O Exame de acesso ao PROFQUI consistirá numa única prova, realizada no dia 18 de junho de 2017, e será aplicado pela Comissão Acadêmica Local de cada uma das Instituições Associadas. Até o dia 10 de julho, deverão ser tornados públicos os resultados finais e definitivos do Exame na página de internet da Instituição e/ou afixá-los em local público, em cada campus. O período de matrícula será de 15 a 25 de julho de 2017.

Acesse o edital aqui.