Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > RMCC publica livro sobre práticas de divulgação científica
Lançamento

RMCC publica livro sobre práticas de divulgação científica

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 08h27

A Rede Mineira de Comunicação Científica - RMCC publica nesta quarta-feira, 22 de junho, livro em formato e-book discutindo temas como conexões de conhecimento por meio de plataformas digitais, inclusão social por meio de programas de popularização da ciência, aproximação de pesquisadores e estudantes e análise de discurso de iniciativas digitais de divulgação científica entre os nove capítulos que o compõem. “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”  será lançado a partir das 9h, nos canais da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), instituição responsável pela edição da obra.

Conforme os responsáveis, o livro é feito a diversas mãos, refletindo o modelo e conceito do trabalho em rede, e pretende, além de incentivar a divulgação científica entre pesquisadores, também promover uma reflexão sobre o fazer e papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema.

Os professores da UFTM, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli e Pedro Donizete Colombo Junior, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE, são autores do capítulo “Divulgação científica e inclusão social com base nas ações do Planetário Itinerante da UFTM” do livro.

Sobre a RMCC

A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de ciência e tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência, que já teve dez edições, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. “No contexto da pandemia, o curso foi oferecido remotamente, abrindo oportunidade para participantes de todo o país. Lembrando que o curso é totalmente gratuito e oferece certificado”, explica a coordenação da Rede, atualmente composta pelos representantes Daniel Ovigli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Marcus Vinícius dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; Marina Andrade, do Pint of Science MG; e Nayane Breder, da Fundação Ezequiel Dias.

Lançamento

“Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”. Vanessa Fagundes e Nayane Breder (organizadoras). Belo Horizonte: Fapemig, 2022

Data e horário: 22 de junho, a partir das 9h.

Local: Canais da RMCC: bit.ly/canalfalaciencia e @fala.ciencia

O e-book está disponível para download gratuitamente em https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/producoes/