Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM abre inscrições para oficina de audiodescrição

UFTM abre inscrições para oficina de audiodescrição

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 10h40

Card em fundo branco. Centralizado e na cor preta em negrito, o símbolo internacional da audiodescrição. Ele é composto pelas letras maiúsculas A e D. À direita da letra D, há três sinais de parênteses que lembram ondas sonoras se propagando. Abaixo dela: Introdução à tradução de imagens: audiodescrição.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro  oferecerá durante o mês de julho a oficina Introdução à tradução de imagens: audiodescrição. As vagas são destinadas a membros das comunidades interna e externa. As aulas serão ofertadas sempre aos sábados, nos dias 02, 09, 16 e 23, na sala T-06 do Centro Educacional, situado na Av. Getúlio Guaritá, 159 - Nossa Sra. da Abadia. A previsão é de que sejam três horas de aula presenciais síncronas, das 8h30 às 11h30 e uma hora assíncrona.

O curso será dividido em duas partes e haverá certificado de participação para os concluintes. A primeira delas de caráter formativo, com elaboração de roteiro, análise e reelaboração dos textos. Será possível submeter o material produzido será validado por um consultor cego. Já a segunda parte, será avaliativa, contará com questionários compostos de perguntas fechadas e ainda levará em consideração a efetividade da audiodescrição dos trabalhos produzidos, de acordo com as impressões do grupo participante.

Serão quatro módulos que abordarão a introdução ao tema, a audiodescrição de ambientes internos e externos, de cards para divulgação em mídias sociais, tabelas e gráficos, além de imagens estáticas e autodescrição. Uma das idealizadoras da oficina, Maria Catarina Cândido Árabe, explica que a ideia é promover a troca de experiências na tradução de imagens e estimular o debate acerca das escolhas lexicais para a produção textual.

As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário on-line, clicando AQUI. Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou enviando mensagem para o grupo de WhatsApp da oficina: https://chat.whatsapp.com/CdavPDvHJWGI3xderKL2UW

A importância da Audiodescrição no Brasil

O Censo de 2010, realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que há aproximadamente 35,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência relacionada à visão. Pensando neste público e considerando que esse percentual pode ter aumentado nos últimos 10 anos, a audiodescrição é uma possibilidade de ampliar a participação da pessoa cega e/ou deficiente visual em espaços universitários e culturais. A audiodescrição facilita para esse público, portanto, a apreciação das artes em geral, tais como exposições museológicas, zoológicos, parques e outras, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva e participante. É ainda uma forma de promover a cidadania e a garantia de direitos.