Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professores da UFTM apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Professores da UFTM apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2015, 09h01

Os professores Marcos Kazuo Matushima, do curso de Geografia, e Sandra Mara Dantas, do curso de História, participaram do 4º Congresso de la Internacional del Conocimiento, realizado em Santigo do Chile, entre os dias 9 a 12 de outubro de 2015. Os alunos do curso de Geografia Caio Cursini, Fernando Oliveira e Alice Batista fizeram apresentações na Jornada de Trabalhos de Graduação do mesmo evento.

O Congresso é realizado bianualmente pela Universidade de Santiago com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento de instituições de ensino superior da América Latina. O evento é dividido em simpósios que agrupam um tema. "É um espaço onde se formam redes de conhecimento e se estruturam novas relações institucionais entre as diversas universidades", explicou Matushima.

O professor participa desde 2013 do Simpósio nº45: Território, Sociedade, Integração latino-americana e novas Tecnologias: Diálogos Interdisciplinares sobre a América Latina. "Eu apresentei o trabalho "Alguns apontamentos sobre a atuação do mercado imobiliário em cidade médias brasileiras: estratégias e práticas espaciais", que é parte dos resultados da pesquisa "Dinâmica Urbana, Cidades Médias e Atuação de Novos Agentes econômicos", finaciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, e coordenado pela professora Maria Terezinha Serafim Gomes, que era professora do Departamento de Geografia da UFTM, mas atualmente está na Unesp de Presidente Prudente." relatou Matushima. O título do trabalho apresentado pela professora Sandra Mara Dantas é “História e literatura na constituição da identidade nacional no Brasil", parte de um artigo que irá publicar em um periódico.

Na Jornada, onde alunos de graduação de diversos países participaram e apresentaram trabalhos de pesquisa, ensino ou extensão, Caio Cursini apresentou o trabalho de Conclusão de Curso cujo título é "A Geopolítica do Estado Novo (1937-1945)". O trabalho de Fernando Oliveira foi "A atuação do mercado imobiliário na produção do espaço urbano de Uberaba - MG", cadastrado como Iniciação Científica sem bolsa e parte da pesquisa do CNPQ. Ele apresentou outro trabalho com a aluna Alice Batista, que foi desenvolvido no Pibid-Subprojeto Geografia, cujo título é “Atividades Práticas no Ensino de Temas da Astronomia”. Foram orientados pela professora Amanda Regina Gonçalves, do Departamento de Geografia.

De acordo com Matushima, eles viajaram com recursos próprios, um esforço estimulado pelo entendimento da importância de participar de grandes eventos para estabelecer redes de contatos com pesquisadores de outras universidades. "Houve muito entusiasmo por parte dos alunos em participar do primeiro evento internacional nas suas vidas acadêmicas, conhecer outro país, outra cultura, mesmo que por apenas poucos dias. E nós professores pretendemos brevemente inserir a UFTM nesta rede, divulgar o que é produzido na Universidade e continuar participando dos eventos e das atividades promovidas pela Internacional del Conocimiento." concluiu o professor.