Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Engenharia de Produção promoveu lançamento de produtos alimentícios no ICTE

Engenharia de Produção promoveu lançamento de produtos alimentícios no ICTE

Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 16h06

Na tarde da última quarta-feira, 11 de maio, o curso de Engenharia de Produção da UFTM promoveu atividade de Lançamento de Produtos Alimentícios no Laboratório de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE.

Conforme os organizadores, o objetivo foi desenvolver habilidades de empreendedorismo nos discentes participantes, que tiveram que persuadir gestores, empresários e professores avaliadores comprovando que seus projetos tinham demanda e eram viáveis financeiramente.  A repercussão do projeto, ainda, envolveu propostas de novos lanches que serão levadas à cantina universitária do ICTE e que podem ser adotadas em outras lanchonetes universitárias, diante de pesquisa de mercado realizada previamente com o público universitário.

O projeto desenvolvido constitui ação de ensino pertencente à disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Daniela de Castro Melo, que coordenou o evento, e contou com a participação ativa de público interno e externo da Universidade.

Entre as várias etapas do projeto, os alunos realizaram, além da pesquisa de mercado, escopo, cronograma, comunicação do produto, custos do projeto e do produto, projetaram fluxo de caixa, fizeram análise de viabilidade em geral. A culminância foi a produção dos produtos e a disponibilização para degustação dos avaliadores e colegas.

Participaram como avaliadores dos produtos os empresários Adalberto Santos, Luis Eduardo Lucas e Vinicius Braga; o consultor de segurança empresarial, Antônio Júnior; a controladora geral do município de Uberaba, Poliana Helena de Souza; os professores do curso de Engenharia de Produção, Renato Luvizoto e João Roberto Lo Turco Martinez; e a professora do curso de Engenharia Civil e diretora do ICTE, Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Daniela, durante a avaliação, os alunos precisaram mostrar aos avaliadores que estão efetivamente preparados para o mercado. Os avaliadores, por outro lado, tiveram a missão de questionar o que eles fizeram e mostrá-los outros ângulos de visão. “O evento aconteceu no momento da retomada das atividades presenciais e foi muito especial para todos. Os discentes se esforçaram, estavam engajados e comunicativos. A UFTM está preparando excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, destacou professora Daniela.

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ACESSE + imagensACERVO DE FOTOS UFTM

Fotos:  Luís Adolfo/UFTM