Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Simpósio Internacional debate água, solos e geotecnologias
Extensão Universitária

Simpósio Internacional debate água, solos e geotecnologias

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 08h42
  Evento recebe convidados da Espanha e de Portugal

O 1º Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias  - SASGEO acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro no Salão de conferência da Tatersal Rubico Carvalho, na ABCZ, em Uberaba - MG, com início às 9h.

O Simpósio, coordenado pelo professor Fabio Sanches, da UFTM, conta com uma programação diversificada, palestrantes da Espanha, de Portugal, de instituições de ensino superior do Brasil, e do Ministério Público de Minas Geriais, que abordam temas sobre estudos ambientais aliados à conservação do solo e água e suas aplicações em geotecnologias, e apresentação de trabalhos nas sessões de pôsteres e comunicação oral.

Com a intenção de debater os diversos desafios e avanços que contornam o tempo presente, quanto ao diagnóstico dos conflitos ambientais e seus efeitos na qualidade dos solos e água, e assim ampliar a discussão em torno das questões relevantes para às políticas ambientais de conservação, o SASGEO pretende reunir profissionais da área de geotecnologias no Brasil e em outros países, empresas do setor de aplicação das diversas áreas, incluindo meio ambiente, recursos minerais, recursos energéticos, agricultura, bem como autoridades governamentais e  tomadores de decisões dos setores envolvidos.  As inscrições para o Simpósio ainda podem ser feitas acessando a página www.sasgeo.eco.

Entre os convidados do exterior, o professor Rui Manuel Vítor Cortes, catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro –  UTAD, Portugal, abre a programação do Simpósio abordando a "Gestão de Bacias Hidrográfica e reabilitação de cursos de águas". Na sequência, o promotor Bergson Cardoso Guimarães, coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, fala sobre a "Conservação dos Recursos Hídricos e atuação do Ministério Público - Legislação Ambiental". O debate será moderado pelo promotor  Carlos Alberto Valera, coordenador regional das Promotorias de Meio Ambiente e docente da Universidade de Uberaba.

Durante a programação, no dia 5 de novembro, às 10 horas, acontece o lançamento do livro "Tópicos em Sustentabilidade Agrícola", organizado pelo professor João Antônio Galbiatti, da Unesp - Campus Jaboticabal, que tecerá considerações sobre a publicação.

A UFTM, o Ministério Público de Minas Gerais e a Funepu contam com a parceria da Universidade de Uberlândia - UFU, do Instituto Ferderal do Triângulo Mineiro - IFTM, da Unesp – Campi Jaboticabal e Botucatu, do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais - NIEA e da Uniube na realização do SASGEO.