Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é contemplada em programa de Apoio às Universidades Federais de Minas
Investimentos

UFTM é contemplada em programa de Apoio às Universidades Federais de Minas

Publicado: Sábado, 09 de Outubro de 2021, 16h37

O governador de Minas, Romeu Zema, lançou na última sexta-feira, 8 de outubro de 2021, o Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas, que irá repassar R$ 500 milhões a oito universidades, entre elas a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Os recursos serão destinados para a realização de obras, compra de imóbiliários e equipamentos. Na UFTM os recursos serão destinados para a construção de heliponto anexo ao Hospital de Clínicas, visando dar mais celeridade e melhores condições aos atendimentos de urgência e emergência realizados pelo HC, contribuindo com a atenção à saúde de toda a região do Triângulo Mineiro Sul.

Os projetos da UFTM foram apresentados ao governador pelo reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo atendendo a um chamado do Estado. Posteriormente, o reitor e membros da equipe de gestão participaram de um encontro com o governador, em Belo Horizonte, no dia 29 de setembro, onde reforçaram a apresentação dos projetos e pautas da UFTM.

De acordo com o reitor da UFTM, a ação do governo estadual além de valorizar a ciência e a educação ajudará a garantir melhorias para a universidade e irá proporcionar para a comunidade um atendimento de urgência e emergência com melhores condições. “A UFTM atendeu a um chamado do Estado e submeteu alguns projetos, conseguimos mostrar as necessidades da região e as ações aqui desenvolvidas pela universidade. Estamos felizes por conseguir aprovar mais este projeto”, destacou o reitor.

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Minas, portal de notícias do Governo de Minas, o Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas tem como objetivo garantir maior integração das universidades públicas federais para desenvolver projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria na qualidade de ensino do Estado de Minas Gerais por meio de investimentos nestas instituições de ensino superior. Dos R$ 500 milhões, R$ 464,8 milhões serão para o desenvolvimento de 62 projetos. Outros R$ 35,2 milhões ainda serão definidos posteriormente.

Além da UFTM, serão contempladas as universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, UFMG, São João del-Rei e Viçosa.

*Com informações da Agência Minas
Foto: Cristiano Machado - Imprensa MG