Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitora e Pró-Reitores visitam Projeto dos Meninos e Meninas
Extensão Universitária

Reitora e Pró-Reitores visitam Projeto dos Meninos e Meninas

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 07h16

Encontro serviu para apresentar para os membros da UFTM
algumas das ações desenvolvidas pelo instituto com o objetivo
de gerar novas possibilidades de parceria (Comunicação/UFTM)

Durante a manhã desta quinta-feira, 10, a Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Valéria Almeida Alves e o Pró-Reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista, visitaram as instalações do Projeto dos Meninos e Meninas no Bairro Gameleira em Uberaba.  Na visita, foi apresentada a estrutura do local e os trabalhos desenvolvidos pela organização não governamental. A ideia é que o encontro sirva como meio para estabelecer novas possibilidades de ações que envolvam as atividades de ensino e extensão.

De acordo com o diretor, Marco Cury, o Projeto dos Meninos e Meninas é um programa de desenvolvimento humano para crianças e adolescentes. A instituição realiza suas atividades há 23 anos e a UFTM é parceira das ações desde 1999. No local, são desenvolvidas atividades em três níveis: um para crianças a partir dos seis aos 13 anos que tem por objetivo desenvolver o sentimento de confiança nas capacidades individuais, promovendo a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem educativa; um para jovens de 14 a 24 anos, onde funciona uma escola de iniciação profissional na qual os jovens têm a oportunidade de participar de programas em que são encaminhados para uma primeira experiência no mercado de trabalho; e um terceiro nível, em que são realizadas ações visando ao encaminhamento de jovens para o ensino superior.

“Alunos de diversos cursos vêm aqui desenvolver os seus estágios, atividades complementares, atividades independentes. Temos uma importante parceria, por exemplo, com o Curso de Nutrição, estudantes da UFTM atuam em nosso restaurante. Receber a Reitoria e membros da UFTM é uma forma de agradecimento. Convidamos a equipe para conhecer melhor o trabalho que eles já ajudam há alguns anos e também para convidar os universitários para vir conhecer e desenvolver o seu estágio e suas atividades aqui”, complementou o diretor Marco Cury.

Para o universitário do Curso de Letras da UFTM, Miguel Maykon, a participação no projeto foi uma forma de adquirir experiência. O estudante, além de trabalhar com os alunos do projeto ministrando aulas de inglês e reforço escolar em português , conseguiu uma oportunidade no Programa Jovem Aprendiz, que por meio de parcerias com diversas empresas encaminha jovens para o mercado de trabalho. “O gosto pela profissão faz a gente tentar buscar outros lugares e mesmo que a gente não receba nada, de alguma forma estamos na atividade e exercendo essa atividade de ser professor”, acrescentou.

Alunas de nutrição fazem estágio no restaurante do Projeto dos Meninos e Meninas (Comunicação/UFTM)

Para a aluna do Curso de Nutrição da UFTM, Carolina Santin, o estágio no restaurante da instituição serviu como experiência para o mercado de trabalho. “Uma professora indicou o projeto para fazer o estágio. Aqui observamos a cozinha, como é feita a elaboração das refeições, todas as etapas do processo. Observamos os procedimentos, damos palestras sobre alimentação saudável, fazemos também algumas dinâmicas”, disse.

De acordo com a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, o convite para a visita serviu para conhecer melhor o projeto e pensar em novas possibilidades. “Acho que a partir desta visita de hoje podemos pensar em uma forma de promover, de modo mais abrangente, essa parceria. Acho que a principal tarefa agora seria divulgar na Universidade a existência do projeto, pensar em possibilidades com os cursos, com as pró-reitorias, com as outras áreas da Universidade. A Universidade tem responsabilidade social e essa é uma oportunidade de cumprir com o seu papel. Vejo muitas possibilidades a partir desta visita”, acrescentou.

O pró-reitor de ensino, Wagner Roberto Batista, e a pró-reitora de extensão universitária, Valéria Almeida Alves,  destacaram a importância das ações desenvolvidas pelo projeto. “Penso que é um projeto de grande valia para sociedade de Uberaba. O projeto norteia uma formação de líderes. Tenho certeza de que essa parceria é importante tanto para o projeto quanto para a Instituição uma vez que temos discentes participando deste projeto”, disse Wagner.

“Acho que temos muitos docentes e técnicos que desenvolvem atividades de extensão. Acho que aqui é um campo muito fértil para trazer os alunos da UFTM. Acredito que podemos intensificar essa atuação nesse projeto tão relevante. Acho que será possível firmar um convênio para intensificar essa parceria e incrementar as atividades de extensão visando à formação do nosso aluno”, finalizou a pró-reitora de extensão Universitária.