Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz divulga boletim extraordinário sobre a Covid-19
Início do conteúdo da página
Covid-19

Fiocruz divulga boletim extraordinário sobre a Covid-19

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 11h53

A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz publicou nesta última quinta-feira, dia 7 de outubro,  Boletim Observatório Covid-19 extraordinário destacando queda sucessiva no número de casos e óbitos, além de estagnação na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde - SUS em patamares baixos na maioria dos estados brasileiros. De acordo com os pesquisadores, é a melhor evidência do sucesso da vacinação na prevenção de formas graves e fatais da doença. No entanto, apesar das boas notícias, é essencial manter as medidas preventivas para bloquear a circulação do vírus.

Segundo o boletim, diminuiu-se o distanciamento físico, havendo em alguns casos “exposição prolongada de pessoas em espaços confinados” e, ainda que muitas dessas pessoas que estão circulando já tenham sido vacinadas, os imunizantes não previnem completamente a infecção ou mesmo a transmissão do vírus. A recomendação é de que, enquanto o país caminha para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos - assim como a adoção do passaporte vacinal -  sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação. “Não é prudente e oportuno falar em prazos concretos e datados para o fim da pandemia, e sim em garantir que tomemos as medidas necessárias para que este dia possa se aproximar mais rápido”, afirmam os cientistas do Observatório.

Ainda conforme o boletim, apesar de ainda haver um quadro pandêmico instalado e que requer atenção e plenos cuidados, a campanha de vacinação está atingindo um dos seus principais objetivos, qual seja, a redução do impacto da doença, produzindo menos óbitos e casos graves.

Leia o Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz 

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página