Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisadores da UFTM são listados em ranking da América Latina
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisadores da UFTM são listados em ranking da América Latina

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 15h57

AD Scientific Index , um ranking que traz classificações de cientistas de todo o mundo, publicou seu mais novo índice, a lista que traz os 10 mil cientistas mais influentes  da America Latina em suas respectivas áreas de conhecimento. O documento aponta a instituição em 109º lugar na América Latina e menciona dez  pesquisadores da instituição entre os que tiveram melhor desempenho e produtividade científica da América Latina, conforme critérios da publicação.

O documento foi elaborado de acordo com um sistema baseado no desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de cada pesquisador e utilizou valores totais dos últimos cinco anos para qualificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se em seus artigos  e citações. O levantamento também utilizou dados da plataforma de pesquisa Google Acadêmico que reúne acervo de publicações de conteúdo científico.

O AD Scientific Index  inclui quase 200 países, mais de 11.900 universidades e quase um milhão de acadêmicos e fornece dados de todo o mundo. Ele apresenta dados por continentes incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oceania. Além disso, os dados são apresentados por países e grupos de países.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira, é importante salientar que a metodologia desses rankings pode apresentar critérios  diversos e que um ou outro cientista pode não ter sido devidamente incluído nas avaliações do ranking. O pró-reitor salienta ainda que não se trata de discutir a importância do cientista e da ciência apenas pelas posições dos rankings anuais dos pesquisadores. “ Por outro lado, vejo com muita alegria que os pesquisadores da UFTM estejam listados entre seus pares e reforço que isso só é possível graças ao esforço e à resiliência em fazer o melhor, dadas as condições que lhes são oferecidas. Fica aqui o meu apoio para continuarmos a fazer pesquisa de qualidade e entregar para a sociedade a melhor produção possível. Isso é o importante e decerto irá refletir ainda mais nessas listas de citações etc”, destacou o pró-reitor. 

 BRICS

Outro Ranking da AD Scientific Index que destaca os 10 mil principais cientistas dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e Afríca do Sul) traz a UFTM em 342º colocação e quatro pesquisadores entre os os 10 mil mais influentes do grupo, segundo os critérios do ranking.

Confira a lista completa de destaques da América Latina

Confira a Lista de destaques do BRICS

Confira as informações da UFTM no AD Scientific Index

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página