Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de Extensão Jornadas promove mesa-redonda hoje
Extensão Universitária

Projeto de Extensão Jornadas promove mesa-redonda hoje

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 09h27

Hoje, dia 5 de outubro, às 19h, o Projeto de Extensão Jornadas do GEPPEC/LAFICS: “A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo” promoverá a mesa-redonda intitulada “Arte, política e memória: sobre uma história negada”, em que a trajetória política do artista plástico Afonso Lana será colocada em discussão a partir da sua obra de arte, especialmente o quadro intitulado “A ameaça”, cuja imagem compõe a capa do livro “A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio”, organizado por Idalice Ribeiro Silva Lima e Régia Cristina Oliveira e publicado pela Editora Zouk.

Segundo os organizadores, Afonso Lana discorrerá “sobre suas vivências e experiências políticas durante a ditadura militar, quando foi preso, torturado e exilado, expondo uma história da política brasileira que, em nossos dias, tem sido negada por diferentes atores aglutinados na extrema direita. Em articulação com esse testemunho, o historiador Alexandre de Sá Avelar apresentará suas reflexões acerca dos negacionismos históricos e dos revisionismos ideológicos empreendidos por atores extremistas que hoje governam este país e pelos seus apoiadores, com ênfase na negação do nosso passado ditatorial ainda sensivelmente presente”.

A mesa-redonda será transmitida ao vivo pelo Canal YouTube do LAFICS/UFTM e poderá ser acessada diretamente clicando no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=TNyS3UXVLHI . Para a obtenção de certificados, a comissão organizadora solicita que o(a)s interessado(a)s assinem a lista de presença a ser disponibilizada no chat do canal YouTube do Lafics durante a transmissão.

O Projeto de Extensão Universitária Jornadas "A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo" é coordenado pelo professora Idalice Ribeiro Silva Lima e é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educação e Cultura - GEPPEC e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais  -LAFICS, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS. Apoiam o evento o Grupo de Pesquisa Feminismo Materialista - INCIS-UFU, o Núcleo de Estudos de Gênero - INHIS/INCIS-UFU e o Grupo de Pesquisa Sociedade e Juventude (EACH/USP)

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais:

- Jornadas “A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo” no @facebook

- GEPPEC/LAFICS no @facebook

O e-mail para contato com a coordenação do LAFICS e das Jornadas é: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.