Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Seminário sobre ensino de graduação será nesta quarta-feira

Seminário sobre ensino de graduação será nesta quarta-feira

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 08h04

Na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, das 17h às 19h, a Pró-Reitoria de Ensino da UFTM - Proens, por meio da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico  - DATP, promoverá o “VIII Seminário sobre o Ensino de Graduação da UFTM”, com a temática “Metodologias Ativas no Processo de Ensinagem”.

O Seminário sobre o Ensino de Graduação da UFTM é um evento técnico-científico de abrangência local, que se destina a servidores com atuação nas unidades acadêmicas (cursos, institutos, pró-reitorias, Cefores, entre outros) da Instituição, sendo também aberto à comunidade externa, representantes de secretarias municipal e estadual de Educação, bem como de outras instituições educacionais.

Segundo os organizadores, em sua oitava edição, o Seminário pretende discutir possibilidades para o uso de metodologias ativas, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFTM, visando à construção de conhecimentos, à  formação crítica, política e cidadã, à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como entre teoria e prática. Do mesmo modo, pretende-se, por meio do debate, abrir espaço para a socialização de estudos e experiências no que se refere ao uso de metodologias ativas, incluindo as desenvolvidas em processos remotos de ensino-aprendizagem, permitindo à comunidade acadêmica a construção de novos saberes na área.

O VIII Seminário sobre Ensino de Graduação busca, ainda, formular encaminhamentos para contribuir com aspectos ligados à organização pedagógica dos cursos e diminuir os índices de retenção e evasão discente na Instituição. Nesta edição procura fomentar a compreensão da importância das metodologias ativas no processo de ensinagem no âmbito dos cursos de graduação da UFTM.

O palestrante será o professor Bruno Pereira Garcês, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, com a palestra “Da Aula Expositiva às Metodologias Ativas”. A mediadora será a diretora da DATP, Eliana Helena Corrêa Neves Salge.

Conforme os organizadores, não haverá inscrição prévia. A lista de presença para expedição de certificado será publicada durante a transmissão do evento, via chat. O Seminário será transmitido pelo Canal do Youtube do CEaD da UFTM, pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=vNdxzgEA4q8