Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Responsabilização é tema deste mês na Campanha da CGU
Início do conteúdo da página
INTEGRIDADE SOMOS TODOS NÓS

Responsabilização é tema deste mês na Campanha da CGU

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 08h22

A UFTM, sempre comprometida em disseminar e fortalecer a cultura de integridade, dá continuidade à disseminação da campanha Integridade Somos Todos Nós, lançada em setembro de 2020 pela Controladoria-Geral da União – CGU, que criou uma série de conteúdos sobre o tema Integridade Pública. 

O terceiro eixo temático da Campanha é a Responsabilização. Segundo a CGU, a responsabilização de agentes públicos e pessoas jurídicas que cometem atos lesivos é importante para a manutenção da integridade pública, da confiança das pessoas nas esferas públicas e da qualidade dos serviços públicos.

Ainda conforme a CGU, a aplicação efetiva de códigos de conduta, a adoção de mecanismos que visam detectar e sanar desvios, além do incentivo à denúncia de possíveis irregularidades são importantes elementos para o sucesso do trabalho de responsabilização. A CGU, no exercício de sua competência, avalia os fundamentos apresentados na denúncia e busca a elucidação dos fatos suspeitos por meio, basicamente, de dois instrumentos: o Processo Administrativo Disciplinar - PAD e o Processo Administrativo de Responsabilização – PAR.

A CGU exemplifica, entre as consequências da ausência de responsabilização, o dano patrimonial, a perda da confiança e credibilidade entre o poder público e a sociedade, a lesão do serviço prestado, a geração de desordem na esfera profissional e o dano ao poder público no âmbito contratual. Saiba mais.

Na UFTM, o órgão responsável pela divulgação desses temas é o Comitê de Gestão da Integridade –CGINT, em um trabalho conjunto com a Comunicação Social da UFTM. 

Para acessar o Plano de Integridade da UFTM  acesse: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=1364&publicacao=8540

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página