Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa Interfaces realizará webconferência nesta sexta-feira

Programa Interfaces realizará webconferência nesta sexta-feira

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 14h19

O Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM dá continuidade a apresentações do Ciclo de Webconferências e Mostra Cultural: "Ressignificações da educação social em tempos de crise: ‘O mundo não é. O mundo está sendo...’ (Freire, 1996)”. O próximo encontro  ocorrerá nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, às 14h, de maneira on-line, no Canal do Youtube do SeMEC TV Onda da UFTM, com a apresentação da temática: Paulo Freire, a Educação de Jovens e Adultos e a Conscientização, com o professor José Carlos Miguel (FFC-UNESP) e o lançamento da Exposição Virtual: “Pontos Bordados para Paulo Freire”, painéis bordados pelo Coletivo Linhas do Horizonte (Belo Horizonte/MG) em celebração ao centenário de Paulo Freire.

As integrantes do Coletivo Linhas do Horizonte fazem um relato das vivências acerca da participação na atividade de bordado. Nesse sentido, as bordadeiras narram a respeito da importância de bordar inspiradas na obra de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. Segundo os organizadores, o objetivo da webconferência é apresentar as implicações político-pedagógicas da Filosofia de Educação que emana do pensamento de Paulo Freire e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos - EJA enquanto perspectivas de apropriação dos processos de leitura e de escrita, conscientização e desalienação das classes populares.

Considera-se que, ante um "amplo espectro de formulações da versão ultraneoliberalista do capitalismo, os homens assumem posições de contraponto, com grupos hegemônicos atuando pela manutenção das estruturas de dominação e, outros, pela transformação das relações de poder e mecanismos de acesso aos bens culturais. No entanto, de forma incoerente, a consciência ingênua legitima a manutenção da desigualdade social. A EJA tem um papel nesse processo de desmistificação da realidade", de acordo com o professor José Carlos Miguel (2021).

Para se inscrever na webconferência, é preciso preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM é coordenado pelo professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene. Conheça o programa de extensão universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática nas redes sociais:

@Instagram:  https://www.instagram.com/programainterfacesuftm/

@Facebook:  https://www.facebook.com/programainterfacesuftm/

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem: Acervo do Bordado Linhas do Horizonte/BH/MG