Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão da UFTM fez parte de esforço conjunto que resultou em novos voos para Uberaba
Início do conteúdo da página
Aviação

Projeto de extensão da UFTM fez parte de esforço conjunto que resultou em novos voos para Uberaba

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 10h47

Um projeto de extensão desenvolvido na UFTM entre 2018 e 2019, intitulado Avaliação de Mercado do Aeroporto Mário de Almeida Franco - Uberaba, levantou aspectos sobre a demanda de passageiros para o Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco, com o objetivo de propor novas rotas e assim atrair novos passageiros. O resultado do trabalho fez parte dos esforços que resultaram em novos voos para Uberaba, anunciados para iniciarem em novembro deste ano

O projeto de extensão foi coordenado pela pesquisadora, Viviane Adriano Falcão, que na época atuava como docente do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE da UFTM.  Atualmente, a pesquisadora é docente na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero e intitulado Avaliação de Mercado do Aeroporto Mário de Almeida Franco - Uberaba, Minas Gerais, sendo “Decola Uberaba” o nome do projeto junto à Infraero.

De acordo com o projeto, foi constatada a diminuição no movimento de passageiros no aeroporto desde 2015. “O nosso intuito foi entender o porquê de a demanda do aeroporto estar diminuindo, sendo que dos aeroportos de porte semelhante estavam aumentando”, explicou Viviane. Com base nesses dados, a equipe envolvida no projeto buscou desenvolver um trabalho comparativo com os aeroportos concorrentes, analisando dados como origem e destino dos voos, assim como dados socioeconômicos (PIB, renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano –IDH). O projeto propôs também um modelo econométrico, modelo observacional que permite estimar as tendências econômicas futuras, com o objetivo de representar a demanda de passageiros aeroportuários de Uberaba. O projeto concluiu, entre outros aspectos, a necessidade de novas rotas e a cidade de São Paulo como a rota mais demandada pelos entrevistados (60%).

O projeto de extensão contou com a colaboração do docente Antonio Carlos Evangelista, na ocasião professor substituto da UFTM, e dos discentes da UFTM, na época, Ailton Cícero dos Santos Júnior; Ana Luisa Caixeta Silva; Caroline Gobbo Almeida; Lara de Oliveira Vieira e Matheus Zamboni Zaffalon. Colaboraram também no projeto Francisco Gildemir Ferreira da Silva, docente da Universidade Federal do Ceará - UFC e Nathane Ana Rosa Negri, discente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

"A finalização do projeto com resultados tão positivos e importantes para o município de Uberaba atende um dos objetivos da Universidade Pública que é a extensão universitária. Trabalhos desse gênero, sem recursos financeiros envolvidos, são um importante retorno da Universidade para a sociedade como um todo", finalizou a coordenadora do projeto. 

Mais informações:

Notícia publicada pela Infraero - AEROPORTO DE UBERABA PASSARÁ A CONTAR COM NOVOS VOOS 

Artigo publicado em evento acadêmico com dados sobre o projeto - pgn.11 (http://sitraer.cic.unb.br/wp-content/uploads/2020/06/ANAIS-SITRAER-2019.pdf)

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página