Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Geopark Uberaba realiza exposição e prepara programação especial para outubro
Início do conteúdo da página
Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes

Projeto Geopark Uberaba realiza exposição e prepara programação especial para outubro

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 14h25

Em mais uma ação do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, foi instalada no Praça Shopping, em Uberaba, uma escultura de dinossauro em tamanho real. A escultura representa um filhote de Abelissauro e faz parte de um grande projeto em que várias estátuas de dinossauros estão sendo espalhadas por pontos importantes da cidade. As esculturas são feitas pelo paleoartista Rodolfo Nogueira. A escultura foi lançada no início desta semana durante a inauguração de uma mostra de decoração, que acontece no local.

O evento contou com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural da UFTM, Paula Cusinato e do geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Luiz Carlos Borges Ribeiro, representando a Universidade, um dos signatários do projeto Geopark e contou também com a presença da prefeita Elisa Araujo, além de outras autoridades.

Segundo a Diretora de Cultura “o objetivo da exposição é divulgar o projeto para toda comunidade de Uberaba e ressaltar sua importância para o desenvolvimento econômico e social da cidade com sua implantação do projeto”. O momento mais aguardado é o lançamento de um dinossauro inédito, cujo fóssil foi encontrado durante as obras do Hospital Regional e que acontecerá no dia 30 de setembro de 2021. Após esse lançamento o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis realizará algumas ações com parceiros na Semana de Dinossauros no período de 4 a 8 de outubro de 2021.

Sobre o Abelissauro

De acordo com a equipe do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, os abelissauros são os dinossauros carnívoros mais comuns na América do Sul, em geral, possuíam chifres ou alguma ornamentação na cabeça. Viveram entre 160 e 66 milhões de anos atrás. Seus dentes tinham a forma de uma faca de serra. Além de chifres, o grupo também possuía braços pequeninos cuja função ainda é debatida pelos paleontólogos. Em Uberaba, os abelissauros podem ser encontrados em rochas sedimentares chamadas de Formação Uberaba e Formação Serra da Galga, datadas de 80 e 66 milhões de anos.

Fotos: Divulgação  Projeto Geopark Uberaba

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página