Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > População acima dos 50 anos passará a contar com programa social "Viva +50"
Colaboração

População acima dos 50 anos passará a contar com programa social "Viva +50"

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 09h23

Na última quarta-feira, dia 1º de setembro, foi lançado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social  - Seds, com o apoio de colaboradores, entre eles a UFTM, o Programa Viva +50. Com o objetivo de propiciar bem-estar e longevidade ativa a homens e mulheres com mais de 50 anos de Uberaba e região, serão implementadas várias ações.

A cerimônia de lançamento, no plenário da Câmara de Uberaba, contou com a participação da prefeita Elisa Araújo; da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes; da fundadora do projeto, Rita Cunha; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba - Uniube, André Luís Teixeira Fernandes; e do pró-reitor de Extensão Universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Fabrício Anibal Corradini. A secretária do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso  - CMDI, Alline Andrade; o vereador Almir Silva, representando o presidente do Legislativo; e os parlamentares Celso Neto e Rochelle Gutierrez também estiveram presentes.

Prefeita Elisa Araújo e colaboradores no lançamento do Programa Viva +50

A prefeita Elisa Araújo ressaltou a importância de engajar e empoderar "esses homens e mulheres com mais de 50 anos para que eles possam vivenciar, de forma muito tranquila e plena, com qualidade de vida, essa fase".

Segundo os organizadores, a iniciativa promoverá, por meio da rede de colaboração e patrocinadores, ações gratuitas em seis eixos, como de entretenimento e lazer, intervenção assistida por animais para idosos institucionalizados, desenvolvimento sustentável e abordagens em comunicação e conhecimento. Integram a rede de colaboração, além da Seds, o CMDI, UFTM, Uniube, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e o Centro Integrado de Terapia Assistida Por Animais - "Natureza & Harmonia".

"O Programa Viva +50 surgiu da reflexão e constatação de seus idealizadores de que já estamos vivendo a década da conscientização das questões afetas ao envelhecimento", pontuou a advogada, professora universitária e fundadora da iniciativa social, Rita Cunha. A secretária de Desenvolvimento Social enfatizou a relevância do programa para as políticas públicas para o idoso e destacou o apoio das universidades, "algo que realmente muito nos interessa", frisou Gicele.

O Viva +50 almeja trabalhar com ações de atenção às pessoas com mais de 50 anos em um cenário de conexões e interações entre os atores da rede de colaboração que contribui efetivamente para um processo alargado de governança local em prol do direito à pessoa idosa, visando à obtenção de acordos e soluções. Busca-se estimular nessa população o sentido de pertencimento e de empoderamento, por meio do impulsionamento da colaboração, da troca, da transferência, do intercâmbio e da partilha de experiências.

O Viva +50 é uma iniciativa social, um empreendimento de impacto, portanto, uma rede de colaboração e partilha de saberes que busca resposta aos problemas complexos e emergentes da sociedade contemporânea, especialmente àqueles que incidem sobre a terceira idade.

Segundo o pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM, Fabrício Anibal Corradini, geralmente os projetos e programas de extensão universitária são concebidos antes de chegarem às políticas públicas para um determinado segmento da sociedade. É o exemplo do Programa Viva +50, que nasceu na comunidade pelos idosos e que vem se somar a outras iniciativas extensionistas já existentes na UFTM. “Em esforços conjuntos com a coordenação da Universidade Aberta da Terceira Idade - UATI na UFTM, por exemplo, nos tornamos efetivamente como guardiões dessa política pública até se concretizar em projeto de lei, sendo possível agora com o envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Social/PMU e do Conselho Municipal do Idoso - CMDI. Esse é o terceiro projeto de extensão que se alinha com políticas públicas do governo municipal”, destacou o professor Fabrício.

Ainda conforme os organizadores, atualmente está em produção o podcast Viva +50, que será enviado à rede de usuários da UAI por WhatsApp e disponibilizado nas plataformas da iniciativa social.

ACESSE a página do Programa Viva +50

Foto: Jorge Ferreira/Governo Municipal de Uberaba.

Fonte: uberaba.mg.gov.br (matéria) e Proext/UFTM