Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mais fósseis de dinossauros são encontrados e chegam ao Museu dos Dinossauros de Peirópolis
Início do conteúdo da página
Peirópolis

Mais fósseis de dinossauros são encontrados e chegam ao Museu dos Dinossauros de Peirópolis

Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 14h22

Chegou ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, na manhã dessa quarta-feira, 19 de maio de 2021, um bloco de arenito calcífero, contendo fósseis de dinossauros. O material é proveniente de uma empresa de mineração, localizada a aproximadamente 50 km de Uberaba, à margem esquerda da rodovia BR-050, de onde vieram centenas de outros fósseis resultantes do Programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico.

O material foi entregue por Paulo César Silva Macedo, técnico em Paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, e recepcionado pela diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais, acompanhada do professor de Paleontologia da UFTM, professor Thiago da Silva Marinho e funcionários do CCCP, contando ainda com auxílio do morador local, Marcelo Nicolau. Neste ato a comunidade de Peirópolis, como sempre, foi parceira após conseguir uma pá carregadeira para a retirada do fóssil da caminhonete e colocá-lo no laboratório de preparação de fósseis do CCCP. “Sem essa ajuda da comunidade, do Marcelo Nicolau, não teríamos conseguido trasladar o grande bloco rochoso até o laboratório”, afirmou a diretora do CCCP, Stela Morais.

O próximo passo é a preparação dos exemplares fósseis desse bloco, que pesa cerca de 700 quilos. Na sequência é realizada a  identificação, a descrição e a catalogação.  Caso apresente relevância científica, torna-se objeto de pesquisa e publicação pela equipe do CCCP. Segundo o técnico Paulo Macedo, a expectativa é que o maior deles seja um fragmento de fêmur de um dinossauro carnívoro de grande porte atribuído à família dos Abelissauros. O abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado às pernas musculosas, que o transformavam em um terrível predador.

Reconstrução de Abelissauro – Paleoartista Rodolfo Nogueira

 

Das escavações

Trata-se de rochas muito fossilíferas, semelhantes às rochas encontradas na mesma camada geológica onde são escavados os fósseis em Peirópolis, denominada Formação Serra da Galga, que é datada entre 70 e 66 milhões de anos atrás. Essa mesma camada geológica é portadora de fósseis importantes como o Uberabatitan ribeiroi, Uberabasuchus terrificus, Uberabatrachus carvalhoi, Peirossauros torminni, Itassuchus jesuinoi, Cambaremys langertoni e vários outros fósseis que compõem a paleobiota do cretáceo continental brasileiro na região de Uberaba e boa parte do Triângulo Mineiro.

Segundo o CCCP, essa é uma ação de êxito promovida pela Portaria Conjunta SEMAM/SESURB/SEPLAN/SEOB nº 003/2015, política pública municipal de Geoconservação, que objetiva proteger o Patrimônio Paleontológico de todo o município de Uberaba, em consonância com as boas práticas ambientais previstas no Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes em plena sinergia com o que pressupõe a Unesco para a Rede Global de Geoparks.

Essa Lei prevê que toda e qualquer área dentro do território do Projeto Geopark Uberaba, ou seja, nos 4.504,51 Km² em que houver potencialidade paleontológica, o empreendedor deve se atentar no sentido de contratar especialista para se fazer um diagnóstico das potencialidades paleontológicas das rochas que deverão ser interferidas por suas obras. Se esse estudo apontar que há uma possibilidade de se encontrarem fósseis, o empreendedor é obrigado a contratar uma empresa ou fazer uma associação com uma universidade, para que se estabeleça um programa ambiental para preservar os eventuais fósseis que possam aparecer. Programas como esse já renderam uma enorme quantidade de registros fósseis importantíssimos.

Graças a esse trabalho, o CCCP, por meio do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, tem feito as ações a que ele se propõe, que é realizar pesquisas, coletar, preparar e estudar os fósseis, dar publicidade a esses achados por meio de publicações científicas e depois expor na mostra do Museu dos Dinossauros do CCCP para gerar o turismo e, por conseguinte, postos de trabalho e renda, movimentando a economia local por meio do geoturismo.

 

Fotos: Transporte/bloco: CCCP/UFTM 

           Escavação: Paulo César Silva Macedo 

Imagem/arte: Rodolfo Nogueira

* A reprodução de matérias é autorizada, desde que contenha a assinatura 'C. Social/UFTM'.

** texto retificado em 21 de maio de 2021.

            

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página