Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > “9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária” começará no próximo dia 8 de março
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 03 de Março de 2021, 14h42

A UFTM participará, enquanto instituição apoiadora, do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e pela Universidade Federal de Alfenas  - UNIFAL-MG. Com o tema “Redes para promover e defender os direitos Humanos”, o evento ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de março.

Segundo os organizadores, são esperados mais de 10 mil congressistas de todo o país, que vão acompanhar as atividades da programação virtual até quinta-feira, dia 11 de março. As inscrições de ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento até o último dia.

As redes de conversa, uma das principais atividades, mobilizam extensionistas de instituições de ensino superior de todo o país. Serão apresentados mais de 3,5 mil trabalhos na quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de março, a partir das 9h. As apresentações serão distribuídas em mais de 700 salas de webconferência.

Virtual e gratuito

abertura do congresso acontecerá na segunda-feira, dia 8, às 19h, com transmissão ao vivo, no canal da Proex no YouTube (Extensão UFMG). O evento terá a participação de representantes das universidades federais e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior  - Forproex.

De terça (9) a quinta-feira (11), a partir das 9h, a programação seguirá com 20 mesas-redondas. Esses eventos, em horários distintos, vão debater temas atuais relacionados às diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais, formação de professores, entre outros.

As transmissões das mesas terão como convidados professores, pesquisadores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino  - Ifes e representantes dos movimentos sociais e das políticas públicas. Já o Espaço Paulo Freire, atividade concebida em parceria com o movimento estudantil das universidades, terá debates, ao vivo, na terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de março, às 19h. Lideranças estudantis vão discutir a atuação do movimento em defesa da extensão universitária e da educação no país.

Além disso, o 9° CBEU contará com um espaço dedicado à Exposição de Produtos Extensionistas, em que serão exibidos, no site do evento, vídeos submetidos e produzidos pelos participantes das atividades de extensão.

Programação associada

Uma das marcas da 9° edição do CBEU tem sido a constituição de ações em rede. Por isso, o congresso também apresenta, entre as suas grandes novidades, programação associada ao 15° Festival de Verão UFMG. Durante os quatro dias, serão oferecidas 11 atrações culturais.

No último dia, quinta-feira, dia 11, às 19h, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária contará com a conferência "Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum", que será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. O encerramento também será marcado pela abertura dos trabalhos do 47° Encontro Nacional do Forproex.

Os links de acesso aos eventos e todas as informações sobre as atividades estão disponíveis no site oficial do 9° CBEU.

O evento

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos pelas universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte. A 9ª edição é organizada pela UFMG e UNIFAL-MG em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país, entre elas a UFTM.

Inicialmente, a edição deste ano aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha, mas, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato totalmente virtual.

A programação completa e todas as informações do 9° CBEU podem ser obtidas no site www.ufmg.br/cbeu e redes sociais:

YouTube: www.youtube.com/extensaoufmgCanal

Facebook: www.facebook.com/extensaoufmg