Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Estudos da UFTM alertam quanto à Covid-19 em Uberaba
Início do conteúdo da página
Alerta

Estudos da UFTM alertam quanto à Covid-19 em Uberaba

Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 13h31

O projeto de pesquisa da UFTM, sobre a análise técnica da evolução da Covid-19 na cidade de Uberaba, que deu origem ao site Observatório Covid-19 Uberaba,  tem se deparado nos últimos dias com consideráveis elevações de índices quanto à pandemia.

O projeto é integrado pelos professores do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - Icene da UFTM, Ronaldo Junio de Oliveira, do Departamento de Física;  Mariângela Torreglosa, do Departamento de Ciências Biológicas; e Michelli Maldonado Carretero de Oliveira, do Departamento de Matemática, que inclusive também está integrando o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 do município. O projeto também conta com a colaboração de discentes de iniciação científica e de pós-graduação da UFTM.

O site do Observatório Covid-19 Uberaba está atualizado e seus gráficos e projeções apresentam, claramente, segundo os pesquisadores, uma tendência de alta de novos casos da doença na cidade.

O mês de janeiro de 2021 voltou a bater recordes de novos casos diários. Anteriormente, o  recorde com 169 casos ocorreu no  dia 15 de setembro de 2020. A variação da média móvel está com tendência de alta desde 31 de dezembro de 2020 e, em janeiro, já apresentou dias com variação positiva com mais de 200%. “Sem dúvidas, estamos na segunda onda!”, destaca professora Michelli Maldonado.

 

Professora Michelli também afirma que os índices de ocupação de leitos são preocupantes, lembrando que, no dia 13 de janeiro 2021, a cidade tinha 40% dos leitos ocupados por Covid-19 com alguns hospitais já apresentando sinais de esgotamento em suas capacidades de atendimento.

Como já era previsto por especialistas, esse aumento é devido à retomada de muitas atividades, como reuniões e festas de fim de ano, e o não cumprimento das medidas de prevenção. “Esse cenário nos preocupa muito porque pode piorar uma situação que já é grave”, conclui professora Michelli.

Observatório Covid-19 Uberaba vem implementando suas ações por meio da parceria de pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, com o intuito de apresentar gráficos e projeções embasadas em análises científicas para auxiliar os gestores públicos da cidade nas tomadas de decisão.

 

* A reprodução de matérias é autorizada, desde que contenha a assinatura 'C. Social/UFTM'.

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página