Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor da UFTM representa o Brasil em rede internacional de fomento à aprendizagem digital
Internacionalização

Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 14h06

O professor da UFTM, Thiago Henrique Barnabé Corrêa, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene, e atualmente coordenador dos programas de pós-graduação lato sensu e docente nos programas stricto sensu em Educação e Química,  passou a fazer parte da Red Académica Internacional Verano TIC como membro e primeiro coordenador representante do Brasil. No último dia  8 de janeiro, recebeu a outorga do professor Erick Miranda Patiño, do Panamá, fundador da rede colaborativa (abaixo).

A rede é composta por representantes de vários países da América Latina e da Europa. Foi criada em 2012 e, desde então, vem organizando seminários e eventos internacionais em plataformas virtuais de livre acesso. Segundo o professor Thiago, é uma organização de pesquisadores que prestam seus serviços (Ad honorem) para fomentar uma cultura de aprendizagem de acesso aberto na era digital para a América Latina.

Professor Thiago participou na organização do “I Congreso Internacional Virtual en Ciencias, Educación, Tecnología e Ingeniería”, em 2020, que contou com mais de 30 palestrantes distribuídos em três dias de evento. Participou como convidado-conferencista, ocasião em que ficou surpreso com a organização e projeção das atividades da rede que considera como uma das pioneiras na cultura do webinar. “Embora as novas tecnologias façam parte do nosso cotidiano, ter clareza e consciência dos impactos na nossa vida, como um todo, é fundamental. Querendo ou não, este "rio" da conectividade não terá seu fluxo revertido, mas poderá nos auxiliar a ressignificar nossa prática e nosso tecido social”, destacou professor Thiago.

Professor Thiago Henrique Barnabé Corrêa

Ainda segundo o professor, é uma responsabilidade representar o país, uma grande oportunidade para projetar o nome da nossa instituição e compartilhar conhecimentos com o mundo. “Precisamos avançar nas discussões que versam sobre temáticas digitais, de maneira crítica, para que as pesquisas realizadas e socializadas adquiram uma nova dimensão. Afirmo isso por acreditar que não podemos, simplesmente, romantizar o uso das novas tecnologias, mas, racionalizar o uso”, concluiu Thiago.

Conheça a plataforma: https://www.veranotic.org/inicio

Foto: Comunicação Social/UFTM