Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz divulga novo boletim sobre Covid-19
Início do conteúdo da página
Covid-19

Fiocruz divulga novo boletim sobre Covid-19

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 08h19

A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, por meio do “Observatório Covid-19: informação para ação”, produziu novo boletim sobre a Covid-19, destacando, como uma das questões centrais no enfrentamento da Covid-19, que as medidas, ações e políticas sejam baseadas em dados e informações. A análise chama atenção para a importância da produção de dados de cunho analítico, como indicadores, e para o fato de que limites nessa infraestrutura podem resultar em subnotificações e defasagem dos registros nos sistemas de informações, resultando em tomadas de decisões baseadas em informações insuficientes e/ou imprecisas.

A publicação traz ainda, em uma matéria especial, a informação de que, no caso da Covid-19, a combinação de doenças pré-existentes com condições sociais e biológicas agem em “uma tal sinergia” que contribuem  para tornar determinados indivíduos e grupos sociais mais suscetíveis e vulnerabilizados, assim como para o surgimento de um amplo conjunto de problemas de saúde. 

O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Segundo a Fiocruz, seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira. 

O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia.

As ações se encontram inicialmente organizadas em quatro grandes eixos, sendo: 1) Cenários Epidemiológicos; 2) Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde; 3) Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador; 4) Impactos Sociais da Pandemia.

CONHEÇA:

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz

Observatório Covid-19: Informação para a ação

Fonte: Fiocruz

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Covid-19 , Fiocruz , Boletim.
Fim do conteúdo da página