Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Movimento de Empresas Juniores na UFTM conquista resultados positivos
empreendedorismo

Movimento de Empresas Juniores na UFTM conquista resultados positivos

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 15h59

A Agência UFTM de Inovação divulgou um levantamento com os resultados obtidos pelo Movimento das Empresas Juniores - MEJ na Universidade desde 2016. Atualmente, o MEJ UFTM conta com mais de 300 empresários de 14 empresas juniores reconhecidas institucionalmente.

De acordo com a Agência UFTM de Inovação, o Núcleo de Empreendedorismo da UFTM – Nuemp realizou uma coleta de dados para identificar o número de projetos e faturamento obtidos desde 2016 até o presente momento. Nesse contexto, foi verificado um total de aproximadamente 800 projetos com movimentação financeira de aproximadamente R$ 650 mil. Apenas no ano de 2020, até o momento, foram executados 192 projetos com faturamento de aproximadamente R$ 175 mil.

Destaca-se ainda que por meio das atividades realizadas e em desenvolvimento pelas empresas juniores já foram contemplados todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS definidos pela ONU. Esses objetivos visam estimular a prática de ações que devem ser tomadas coletivamente até 2030. Nesse contexto, o MEJ desempenha um papel fundamental. A cada três anos, o planejamento estratégico das empresas juniores se altera de acordo com as necessidades mais atuais do país. Nessa direção, foi estruturado o que o MEJ denomina de “Projetos de Alto Impacto”, e um dos indicadores utilizados pelos empresários para receber essa atribuição a um projeto é a ligação direta com os ODS da ONU.

De acordo com a universitária Juliana Fajalle Prado, consultora de gestão de pessoas da empresa júnior Innovare, entre as diversas experiências que o Movimento Empresa Júnior proporciona, a principal é  o contato com o mercado de trabalho. “Ao longo dos anos, pude perceber o quanto vivenciar uma empresa júnior torna-se um diferencial na formação do estudante pois, além de todas as trocas realizadas, conseguimos contribuir e transformar a sociedade em que vivemos. Portanto, sinto que estamos preparados e alinhados com as inovações que estão surgindo, mantendo sempre o nosso principal foco, o cliente em primeiro lugar.”, destacou.

Expansão

Atualmente, a UFTM possui 10 empresas júniores federadas à Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - FEJEMG - e filiadas ao Núcleo Triângulo, onde podem participar de programas específicos para o crescimento da empresa, como palestras e treinamentos, além de possuir representatividade na rede e auxiliar no desenvolvimento de outras empresas. As 10 empresas federadas são de projetos que foram idealizados por alunos nos cursos de graduação da UFTM. Projetos dos cursos de psicologia, fisioterapia, nutrição e os cursos de engenharia de alimentos, ambiental, civil, elétrica, mecânica, produção e química.

Para o estudante André Stival, presidente da empresa júnior ESAMB, as Empresas Juniores impactam o ecossistema de Uberaba e região, trazendo soluções para pessoas físicas e empresas. “É notório o quanto o Movimento cresceu nesse tempo e todo o potencial que tem de impactar ainda mais. Acredito muito na transformação de Uberaba através das EJs, que cada vez mais tem mostrado sua força”, disse.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela Agência UFTM de Inovação, há quatro empresas na busca da federação uma do curso de licenciatura em química, uma do curso de licenciatura em ciências biológicas, uma do curso de licenciatura em matemática e uma do curso de enfermagem.

Além dessas empresas já reconhecidas institucionalmente, um dos objetivos do NUEMP é promover a expansão do número de empresas para que outros setores da sociedade possam ser beneficiados pelas atividades desenvolvidas pelas empresas juniores.

Nessa linha, o coordenador do NUEMP, professor  Arnaldo Jose Pereira Rosentino Junior, destaca a importância em ampliar e fortalecer a cultura empreendedora da instituição: “O ano de 2020 foi um ano de alerta para toda a sociedade. E em meio a todas dificuldades, as empresas juniores da UFTM desempenharam um papel fundamental, especialmente no que tange ao exercício de ações filantrópicas, em que atividades extensionistas foram desenvolvidas para mitigar os impactos causados pela COVID-19. Portanto, o NUEMP acredita que ampliar e fortalecer a cultura empreendedora da UFTM tornará possível o desenvolvimento de um maior número de atividades de impacto, as quais estejam inseridas dentro dos ODS da ONU”, destacou o coordenador da Nuemp.

Sobre o MEJ

O MEJ UFTM foi iniciado em 2013, por meio da Empresa Júnior de Engenharia Química, e desde então, as propostas de empresas que surgem dentro dos cursos de graduação da UFTM são registradas na Pró-reitoria de Pós-graduação por meio do Núcleo de Empreendedorismo - Nuemp, seguindo as disposições da Lei 13.267 de abril de 2016. De forma resumida, as empresas devem ser representadas por um professor orientador do curso, aprovar seu Plano Acadêmico no departamento e instituto de origem, possuir registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e dispor de estatuto registrado em cartório. Toda documentação deve ser encaminhada para análise no Nuemp. A Agência UFTM de Inovação tem trabalhado no sentido de fortalecer essas ações voltadas para as empresas juniores.

As empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, formadas por estudantes de graduação que prestam projetos para micro e pequenas empresas. Destaca-se também o exercício de projetos filantrópicos. Durante a execução desses projetos e no dia a dia da empresa, os universitários aprendem sobre gestão,  especializam-se em sua área de atuação e têm contato direto com o mercado. Por meio da vivência empresarial, adquirem competências fundamentais para um empreendedor. Atualmente, a UFTM conta com aproximadamente 330 alunos no MEJ.