Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão recebe minifábrica e produz sanitizantes para a prevenção à Covid-19
Extensão

Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 17h09

Servidores da UFTM produzem álcool gel, álcool glicerinado e água sanitária para doação

Álcool gel e álcool glicerinado produzidos no Laboratório de Processos Ambientais do ICTE-UFTM

O projeto de extensão "Produção de Sanitizantes na Prevenção da Covid-19" produzirá 1,8 mil litros de sanitizantes, incluindo álcool glicerinado 70° INPM, álcool gel 70° INPM e água sanitária 2,0 % m/m. Todos os produtos serão destinados à prevenção da Covid-19.

O projeto, coordenado pelo professor Deusmaque Carneiro Ferreira, coordenador do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental do Departamento de Engenharia Ambiental da UFTM, tem como coordenador adjunto o professor Lucas Ferreira de Paula, do Campus de Iturama da UFTM, conta com a colaboração do técnico administrativo Alexandre de Faria Lima, coordenador geral dos Laboratórios do Instituto de Ciências Tecnológicas e  Exatas - ICTE,  e foi viabilizado pela parceria com Instituto Mosaic, que doou os equipamentos que chegaram no dia 2 de outubro ao ICTE.

A produção, iniciada no dia 6 de outubro, acontece no Laboratório de Processos Ambientais do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, na Unidade da Univerdecidade, e foi viabilizada devido ao apoio do Instituto Mosaic, que doou para a Empresa de Soluções Ambientais da UFTM – ESAMB, empresa Junior da Engenharia Ambiental, uma minifábrica, insumos e embalagens para a produção de 600 litros de cada tipo de sanitizante. Dos 1,8 mil litros produzidos, 900 litros serão destinados ao Hospital de Clínicas da UFTM, setores administrativos e demais dependências da instituição. Os outros 900 litros serão revertidos para a Mosaic Fertilizantes para doações a instituições do município de Uberaba.

Segundo o professor Deusmaque, “a minifábrica é capaz de sintetizar sanitizantes em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa que atendem às preconizações da 2ª Revisão do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira (BRASIL, 2010). A operação desta minifábrica pode ser realizada por um único profissional. Esse critério atende às recomendações de segurança apresentada pelo Ministério Público, que preconiza manter a distância mínima de dois metros de qualquer pessoa”, devido à situação da pandemia, esclarece.

Minifábrica e parte do álcool gel glicerinado e da água sanitária produzidos no último dia 13

No primeiro dia de produção, 6 de outubro, foram processados 200 litros de álcool gel e 300 litros de álcool glicerinado. Na segunda-feira, 13, foram processados 200 litros de álcool glicerinado e 400 litros de água sanitária a 2,5 % p/p. A produção e envase de 200 litros acontece em um tempo estimado de 30 minutos, informam os professores.

Motivação e perspectiva

Pesquisadores, professores, profissionais da saúde das universidades federais brasileiras não pararam de produzir durante o período em que o mundo enfrenta a pandemia causada pelo novo coronavirus - Covid-19. Ao contrário, permaneceram pesquisando nos laboratórios na busca de soluções, atuando na linha de frente nos hospitais, propondo projetos que atendessem às necessidades da população e enfrentassem a pandemia.

Na UFTM, há registros de atendimentos, pesquisas, projetos, ações de enfrentamento à pandemia. E foi nesse contexto que o projeto de produção de sanitizantes foi proposto.

Professores Lucas Ferreira de Paula e Deusmaque Carneiro Ferreira, coordenadores do Projeto

“O novo coronavírus humano (SARS-COV2) tem sido responsável por uma pandemia que, diariamente, se mostra mais expansiva no cenário nacional. A pandemia surpreendeu a população mundial acerca do contágio do vírus de pessoa para pessoa, requerendo algumas práticas de higiene imediatas. O alto índice de infectados e a rápida transmissibilidade do vírus têm aumentado a busca e consumo de produtos saneantes domissanitários. A alta demanda desses sanitizantes tem gerado constantes deficiências no fornecimento, aumento exorbitante de preços e a indisponibilidade de grande parte desses produtos. Nesse sentido, as instituições de Ensino Superior têm buscado contribuir com a sociedade, não medindo esforços em enveredar pesquisas e disponibilizar o conhecimento científico em prol da humanidade”, justificam os proponentes do Projeto.

A doação da minifábrica pelo Instituto Mosaic veio contribuir para maior independência da UFTM em relação à produção de sanitizantes destinados ao Hospital de Clínicas e demais setores da Universidade.

A perspectiva, segundo professor Deusmaque, é dar continuidade à produção gerando redução de custos para Instituição, com a aquisição dos insumos e a autonomia da produção de sanitizantes no sentido de abastecer todos os setores da Universidade.

Fotos: Divulgação/Projeto