Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fapemig promove evento sobre registro de propriedade industrial
Início do conteúdo da página
Inovação

Fapemig promove evento sobre registro de propriedade industrial

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 08h10

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Inpi, promoverá amanhã, dia 23 de setembro, às 15h,  a palestra Propriedade Industrial: Uma Abordagem Geral. O evento contará com a participação do pesquisador em Propriedade Industrial do Inpi, Rodrigo de Paula Pereira. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o tema para quem está participando de projetos científicos ou envolvidos com a área de inovação.  

Segundo Pereira, atualmente a solicitação está muito mais acessível, havendo, até mesmo, uma plataforma on-line, em que é possível realizar todo o processo de registro. Porém, ainda há muitas empresas e institutos de pesquisa que não protegem seus ativos. “É importante conscientizar esses atores para a necessidade de proteger os ativos gerados nas pesquisas”, destaca. 

A palestra irá trazer uma abordagem geral sobre a propriedade industrial, destacando seus principais ativos e por que são importantes. Além disso, os participantes poderão entender como é feito o processo de solicitação de proteção.  O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Fapemig no YouTube.

 A propriedade industrial é um bem intangível, fruto da criação intelectual e com aplicação na indústria. Dentre suas formas, estão as patentes, marcas, desenhos industriais e, até mesmo, os ativos das empresas. A proteção pode gerar diversas vantagens ao autor, uma vez que garante a exclusividade sobre o conhecimento. No entanto, esse recurso ainda é pouco difundido no Brasil e, apesar de aconselhável, a sua requisição não é obrigatória. 

Segundo o pesquisador do Inpi, muitas vezes as empresas e institutos de pesquisas deixam de proteger seus ativos por desconhecimento, por exemplo, divulgando o conteúdo da matéria a ser protegida antes do seu depósito. Fatos como esse pode causar prejuízos ao autor da tecnologia, uma vez que é esse direito que garante a exclusividade sobre o conhecimento que pode, futuramente, ser convertido em recurso financeiros, assim como compor o currículo do profissional.

ACESSE: Canal Fapemig - Youtube

 

 

Fonte: Fapemig

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página