Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Nota sobre queimadas na Univerdecidade
Nota oficial

Nota sobre queimadas na Univerdecidade

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 17h43

Na noite de sexta-feira, 11 de setembro, a unidade da UFTM instalada na Univerdecidade foi atingida por um incêndio provocado por queimadas realizadas na região. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, mas se acredita que tenha sido causado por ação humana. Equipes da UFTM acompanharam a situação enquanto o Corpo de Bombeiros realizava ações de combate ao incêndio que se propagou pela área devido ao tempo seco e à ação do vento. O incêndio só foi controlado na madrugada de domingo, 13 de setembro.

De acordo com relato do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência na UFTM, havia mais de dez focos de incêndios de grande porte na região de Uberaba, dificultando a atuação dos bombeiros de forma mais eficiente. A UFTM informa que, apesar da destruição de grande parte da área verde, incluindo parte das mudas de árvores recém-plantadas, por meio de um projeto voluntário de plantio de árvores desenvolvido por representantes do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação -ICENE e Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE, não houve prejuízo material significativo nas instalações e edificações e, principalmente, nenhum prejuízo à vida humana.

Durante o fim de semana e na manhã desta segunda-feira, 14, o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, equipes da Prefeitura Universitária e da Pró-Reitoria de Administração – PROAD fizeram um levantamento dos danos na unidade da Univerdecidade. Pequenos reparos estão sendo realizados na unidade pela equipe de engenharia.

Ações adotadas para prevenção

Com a experiência de incêndio similar ocorrido há dois anos, quando a UFTM também foi atingida, a administração contratou empresa especializada em roçagem das áreas verdes permitidas, com vistas a manter a vegetação mais baixa possível, principalmente na época da estiagem, com intuito de mitigar a intensidade de propagação das chamas e suas possíveis consequências. Em função do clima de sequidão generalizada e ventos fortes, o controle e combate à propagação das chamas se torna mais difícil, mas a roçagem realizada minimizou os possíveis prejuízos causados pelo incêndio.

Preocupada em aprimorar suas ações de  prevenção e combate a incêndios dessa natureza, a gestão informa que, na próxima quarta-feira, 16, ocorrerá uma reunião com representante do Corpo de Bombeiros  para identificar novas ações que corroborem as já existentes, prevenindo que futuras ocorrências de incêndio regionais venham ameaçar as edificações da UFTM, instaladas em áreas suscetíveis a esse tipo de ocorrência, como é o caso da unidade da Univerdecidade,  garantindo a segurança de todos, bem como a segurança  patrimonial.

A gestão da UFTM considera a situação crítica e está atenta para tomar as medidas preventivas necessárias. A UFTM condena a prática de queimadas, pois além de crime ambiental pode gerar prejuízos não só para o meio ambiente, mas também para a população de um modo geral.

Fotos: Prefeitura Universitária/UFTM

*Retificação realizada em 15/9/2020