Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Exame de proficiência em Língua Portuguesa, Celpe-Bras 2020, abrirá inscrições em agosto
Internacionalização

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 14h04

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou no dia 2 de julho o Edital nº 49  de 29 de junho 2020,  tornando pública a realização do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2020). A inscrição deverá ser realizada via internet, no endereço celpebras.inep.gov.br, do dia 31 de agosto às 23h59 do dia 11 de setembro de 2020.

A participação no Celpe-Bras 2020 é voluntária, destinada a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em Língua Portuguesa, variante brasileira. A aplicação das partes escrita e oral, realizada em postos aplicadores no Brasil e no exterior,  ocorrerá entre 8 de dezembro e 11 de dezembro.

A relação dos postos aplicadores que aderiram à aplicação do Celpe-Bras 2020 e o limite de inscritos por posto constam no Anexo I do edital. O participante deverá selecionar o país e o posto aplicador onde realizará o exame. É importante observar que o limite de inscritos por posto aplicador que aderiu ao exame é definido pelo coordenador de cada posto.

Segundo o edital, a certificação, com o respectivo nível de proficiência obtido, será disponibilizada por meio de certidão gerada eletronicamente pelo Inep em celpebras.inep.gov.br e validada por protocolo eletrônico.

O valor da taxa de inscrição será estabelecido pelo posto aplicador, considerando, para postos aplicadores no Brasil, o valor máximo de R$230,00 (duzentos e trinta reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado de acordo com as orientações estabelecidas pelo posto aplicador escolhido pelo participante para realização do Exame.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM é um posto aplicador do Celpe-Brás e disponibilizou para 2020 50 vagas. Na UFTM, está sob coordenação da professora Juliana Bertucci Barbosa.

Antes de efetuar a inscrição, o participante deverá ler o edital, o anexo e os atos normativos nele mencionados para certificar-se de que aceita todas as condições estabelecidas e de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Celpe-Bras 2020.

Mais informações também poderão ser obtidas em contato com a Assessoria de Cooperação Internacional – ACI, pelo  e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Leia: Edital nº 46   Celpe-Brás 2020