Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > MEC divulga protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas IFES
Início do conteúdo da página
Retorno de atividades

MEC divulga protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas IFES

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h22

Na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, o Ministério da Educação - MEC promoveu coletiva de imprensa para a divulgação de ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Foram anunciadas soluções de conectividade para estudantes de baixa renda, além de um Protocolo de Biossegurança, com recomendações às instituições que planejam o retorno presencial às aulas.

A coletiva contou com as presenças do secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel;  Wagner Vilas Boas de Souza, secretário de Educação Superior; Ariosto Antunes Culau, secretário de Educação Profissional e Tecnológica;  e Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa  - RNP. A coletiva foi realizada na sede do MEC, em Brasília, e ocorreu, também, por videoconferência.

O Protocolo de Biossegurança apresentado pelo MEC pretende orientar os gestores das instituições de ensino, como instrumento de apoio na tomada de decisão, objetivando o retorno gradual das atividades, com manutenção de um ambiente seguro e saudável para alunos, servidores e colaboradores, considerando, ainda, regramento de estados e municípios.

Entre medidas coletivas de proteção e prevenção à COVID-19, estão organizar as equipes para trabalhar de forma escalonada, com medida de distanciamento social; manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente; garantir adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à COVID-19; organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual; considerar o trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco; priorizar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação  - TIC para a realização de reuniões e eventos a distância, caso sendo necessário o encontro presencial, optando-se por ambientes bem ventilados.

O protocolo ainda estabelece recomendações sobre diversos possíveis cenários, demonstra critérios a serem observados entre outras especificidades.

Acesse aqui Cartilha Protocolo de Biossegurança

Assista à transmissão da coletiva.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página