Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proens oferta cursos de capacitação para o Período Suplementar Emergencial – PSE
Início do conteúdo da página
Capacitação

Proens oferta cursos de capacitação para o Período Suplementar Emergencial – PSE

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 16h07

 

A Pró-Reitoria de Ensino - Proens, por meio do Centro de Educação a Distância – CEaD, promoverá cursos de capacitação para o Período Suplementar Emergencial – PSE a partir de 6 de julho. O objetivo é capacitar o corpo docente e técnico da UFTM para a utilização das tecnologias de informação e comunicação institucionais. O público-alvo é amplo, mas haverá prioridade para docentes, em seguida para técnicos administrativos, discentes monitores da Proens e da Proace e, em seguida, para outros interessados, respectivamente. O coordenador do CEaD afirma que irão priorizar os professores devido à necessidade de capacitação para início do PSE. Se houver demanda muito maior que a oferta de vagas, será analisada a possibilidade de novas sessões de treinamento para atender.

O grupo de instrutores será formado pelo coordenador do CEaD, Breno Lopes Molina; analistas do CEaD,  Rosemary de Fátima Andrade e Vanessa Cristine Silva; colaboradores Andjara Thiane Cury Soares, do Departamento de Fisioterapia Aplicada;  e Paulo Henrique Rafael, do Grupo de Educadores Google de Uberaba.

Os cursos autoinstrucionais ficarão disponíveis no Moodle (ead.uftm.edu.br) a partir de 6 de julho e os treinamentos on-line ao vivo serão ministrados entre os dias 6 e 17 de julho, todos os dias, sempre às 14h, pelo Google Meet. Os interessados deverão realizar inscrição pelo formulário https://forms.gle/SpMQUGz5EqedUitQ9 , indicando os cursos dos quais têm interesse em participar. As sessões terão limite de 240 pessoas, devido à capacidade da sala de conferência do Google Meet.

Nos cursos autoinstrucionais (no estilo MOOC - Curso On-line Aberto e Massivo), o aprendiz determina o próprio ritmo da aprendizagem. Esse modelo de curso não é mediado por professor ou tutor, sendo os conteúdos apresentados aos cursistas conforme eles avançam pelos módulos. Já sessões de treinamentos on-line, ao vivo, são momentos de treinamento guiados por instrutor que apresentará os conteúdos e fará demonstrações das ferramentas apresentadas. Ao final das sessões, será permitido aos participantes fazerem perguntas e interagir com o instrutor, explica Breno.

 

CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS

Disponíveis em ead.uftm.edu.br  a partir de 6 de julho de 2020

 

T.D.A.E.A.
Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
Público-alvo: docentes e técnicos administrativos
Carga horária: 20 horas
Objetivo: apresentar as tecnologias de informação e comunicação disponíveis na UFTM

 

AVA MOODLE
Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial da UFTM – Moodle
Público-alvo: docentes e técnicos administrativos
Carga horária: 60 horas
Objetivo: capacitar o público alvo para editar e administrar salas de aula virtuais na Plataforma Moodle. Ao final do curso, o participante deve ser capaz de criar uma sala de aula virtual e utilizar os recursos e atividades disponíveis na plataforma.

 

G-SUITE
G-Suíte for Education da Google
Público-alvo: docentes, discentes e técnicos administrativos
Carga horária: 40 horas
Objetivo: capacitar o público-alvo para utilizar as ferramentas e serviços disponíveis. Ao final do curso, o participante deve ser capaz de utilizar os recursos de forma integrada para desenvolver atividades síncronas e assíncronas

 

MS TEAMS
Microsoft Teams, do serviço Microsoft 365
Público-alvo: docentes, discentes e técnicos administrativos
Carga horária: 20 horas
Objetivo: capacitar o público-alvo na utilização do serviço a partir de uma visão integrada dos recursos nativos e integrados.

 

 TREINAMENTOS ON-LINE AO VIVO

 

De 6 a 17 de julho de 2020, sempre às 14h.
As inscrições serão limitadas a 240 participantes por sessão.
A prioridade será atender aos docentes, técnicos administrativos e alunos monitores ou tutores, respectivamente. Os treinamentos serão realizados pelo Google Meet e o link da sessão será enviado ao e-mail cadastrado na inscrição.  Inscrições https://forms.gle/36oL7Xikzwx4NwWA8

  

6/7/2020 – Moodle
Criação e configuração básica das salas de aula virtuais no AVA UFTM

Instrutor: Breno

 

7/7/2020 – Moodle
Recursos de disponibilização de conteúdos: páginas, livros e arquivos

Instrutora: Rose

 

8/7/2020 –Moodle
Elaboração de atividades: tarefas e questionários
Instrutora: Andjara

 

9/7/2020 – Moodle
Elaboração de atividades: Fórum
Instrutora: Andjara

 

10/7/2020 – Moodle
Recursos Interativos: H5P
Instrutora: Vanessa

 

13/7/2020 - Google 
Sala de aula
Instrutores: Paulo Henrique e Vanessa

 

14/7/2020 – Google
Sites, formulários
Instrutores: Paulo Henrique e Vanessa

 

15/7/2020 – Videoconferência
Google Meet
RNP WebConf
Instrutor: Breno

 

16/7/2020 – Videoaulas
OBS    Microsoft Stream
Google Meet
Instrutor: Breno

 

17/7/2020 - Microsoft 365
Teams
Instrutoras: Rose e Vanessa

  

Em caso de dúvidas, consultar o CEaD pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Capacitação , CEaD , PSE.
Fim do conteúdo da página