Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Obras do campus de Iturama avançam apesar da pandemia
Iturama

Obras do campus de Iturama avançam apesar da pandemia

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 09h57

Com cinco anos de inauguração completos em 2020, o Campus Universitário da UFTM de Iturama avança nas obras de suas futuras instalações definitivas, apesar da pandemia da Covid-19.

Atualmente, o Campus de Iturama funciona em três unidades alugadas no centro da cidade, além de possuir dois acordos de uso compartilhado de espaço com escolas municipais para abrigar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A sede própria, uma área de 54.487,49 metros quadrados doada à Universidade no bairro contíguo ao Cidade Nova, está na terceira etapa de obras.

Lateral do Edifício II

Nas próximas semanas será finalizado o layout do Edifício II, completando a construção do edifício térreo que tem estrutura de concreto armado com 1.637,17 m². Esta unidade, erguida na primeira etapa da obra, foi planejada para abrigar biblioteca, laboratório de informática, salas de professores, salas administrativas e de assistência ao estudante.

Etapas das obras

Obras da primeira etapa

A 1ª etapa da obra de implantação do Campus Iturama da UFTM custou R$ 4.462.080,60. Iniciou-se em janeiro de 2018, terminou em junho de 2019 e contemplou:

- Construção de um edifício térreo, Edifício II, em estrutura de concreto armado e um pavimento;

Área para a biblioteca no Edifício II

- Portaria do Campus: com 140 m² de área construída e um pavimento;

- Infraestrutura urbana compreendendo estacionamentos, calçamentos, redes de captação e escoamento de águas pluviais, redes de água e esgoto, redes de instalações elétricas, subestação e iluminação do Campus.

Área de convivência do Edifício II

A 2ª etapa da obra, com valor de R$ 1.887.035,13, começou em janeiro de 2019 e terminou em dezembro do mesmo ano.

Fachada do Edifício III

Foi construído o Edifício III, projetado para abrigar oito salas de aula, laboratórios de Ciências Biológicas, Microscopia e Química:

- Prédio acadêmico administrativo, em estrutura de concreto armado com 806,40 m² de área construída e um pavimento, bem como acessos e paisagismo em áreas do entorno da edificação.

Espaço para laboratório do Edifício III

A 3ª etapa da obra, com custo de R$ 1.129.421,37, iniciou-se recentemente, em fevereiro de 2020. A fase completará a estrutura mínima necessária para o funcionamento do Campus no novo local:

- Prédio acadêmico administrativo (Edifício IV) terá 315,60 m² de área construída e um pavimento, projetado para duas salas de aula, laboratório de ensino e almoxarifado, bem como acessos e paisagismo em áreas do entorno da edificação;

- Cantina e área de convivência, terá 245,86 m² de área construída e um pavimento, bem como acessos e paisagismo em áreas do entorno da edificação;

- Layout interno do Edifício II e Reservatório: adequação de espaço interno do edifício com 1637,17 m² de área já construída, contemplando a execução de paredes divisórias, adaptação de instalações hidráulicas, elétricas e de telecomunicação, além da execução de reservatório para complemento da rede de alimentação de água potável do Campus.

Local onde haverá mais uma área de convivência

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Manutenção da UFTM, Rodrigo Rezende Oliveira , não há uma data precisa para término da terceira etapa, principalmente devido à pandemia. Os serviços estão em andamento, mas o ritmo da obra foi afetado. Em função dos cuidados da empresa com a Covid-19, há limite de funcionários no local. Todos usam EPIs e há menos trabalhadores que circulam no prédio para evitar aglomeração e prevenir a contaminação. “O Departamento de Engenharia e Manutenção em conjunto com a Prefeitura Universitária da UFTM tem encontrado soluções de projetos para abrigar grande parte da estrutura física do Campus Iturama em sua sede própria, mesmo diante de um cenário de grandes limitações orçamentárias. As edificações prontas e as que ainda estão em execução apresentam bom padrão de acabamento”, afirmou Rodrigo.

Segundo o diretor do Campus de Iturama, Helder Barbosa Paulino, a direção em conjunto com a Administração Geral têm trabalho arduamente na mudança para a sede definitiva. “A pandemia tem servido de aprendizado para toda a comunidade da UFTM e em especial ao campus universitário de Iturama. Torna-se importante nesse momento deixar claro que a UFTM cumpre com as atividades essenciais para a finalização das obras no campus universitário de Iturama, seguindo todas as normas que garantam a segurança de todos os trabalhadores, o que vem sendo aprendido e discutido no campus para as ações necessárias para a uma mudança segura”, destacou.

Acessibilidade e sustentabilidade

Todo o Campus foi planejado de acordo com as normas de acessibilidade. Possui instalação de piso tátil, rampas de acesso, bancadas de atendimento, banheiros exclusivos.

Além disso, a atenção à sustentabilidade esteve presente durante o planejamento e execução das obras. Toda iluminação interna é de lâmpadas LED, as torneiras dos banheiros possuem fechamento automático, os telhados são termo-acústicos e o Campus será bem arborizado, com muita área verde.

Imagem aérea (destaque):  Mauro Machado/UFTM

Fotos: Divulgação/UFTM