Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento abordou proteção física e emocional para profissionais diante da COVID-19
Atenção à Saúde

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 13h30

Foi disponibilizado vídeo de evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com profissionais da área da saúde. Embora realizado em abril, a temática, segundo organizadores,  é extremamente atual e oportuna, pois discorreu sobre “Estratégias de proteção física e emocional na Atenção Primária em Saúde diante da pandemia de COVID-19”.

Com público-alvo voltado para profissionais e alunos da área da saúde, que atuam na Atenção Primária de Saúde do SUS na cidade de Uberaba-MG, o objetivo foi discutir estratégias de proteção física e mental dos profissionais e alunos que estão atuando na Atenção Básica de Uberaba neste momento de pandemia da Covid-19.

Vários profissionais da área de saúde participaram e discorreram sobre o tema, entre eles  a professora Silmara Elaine Malaguti Toffano, enfermeira e docente da UFTM; professora Ana Maria Guidelli Thuler, microbiologista e docente da Universidade de Uberaba  - UNIUBE; Danielle Borges Maciel, médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba; e a professora Luciana Maria da Silva, psicóloga e docente da UFTM. O evento foi ainda mediado pela professora Marciana Fernandes Moll, enfermeira e docente da UNIUBE e aberto pelo psicólogo organizacional da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Alisson José Oliveira Duarte.

Conforme os organizadores, o evento constituiu parte de um rol de atividades de educação continuada para os profissionais de saúde da Rede Primária de Atenção à Saúde de Uberaba, além de momento oportuno para reconhecimento e de agradecimento aos colegas dos serviços de atenção primária em saúde, que além dos desafios diários do trabalho também necessitam de atenção e proteção, tanto física como mental.

Entre os conteúdos abordados, estão as medidas de proteção respiratória e de contato, com orientações sobre o uso correto das máscaras e de álcool gel, bem como medidas de proteção nos ambientes das UBS; a estrutura e sobrevida do novo coronavírus em cada material e superfície de contato; as formas de contágio e tratamento; e a discussão sobre as emoções e o enfrentamento da ansiedade na época atual de pandemia.

ACESSE o vídeo do evento.