Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PRORH promove o "Café com conversa" em ambiente on-line
Início do conteúdo da página
Acolhimento

PRORH promove o "Café com conversa" em ambiente on-line

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 10h00

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFTM, por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor - DASS, tem desenvolvido uma ação de prevenção e promoção em saúde mental. É o “Café com conversa”, que busca sensibilizar os servidores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

O início dessa ação foi em 2019, com cinco encontros durante o ano, que contemplaram as seguintes temáticas: Campanha Janeiro Branco – por uma cultura de saúde mental; Ansiedade; Síndrome de Burnout; Prevenção ao suicídio; e Estilos de comunicação. Participaram de cada encontro uma média de 16 servidores. Em 2020, foi realizado um “Café com conversa” presencial no DASS, com a temática: "Saúde Mental – como vai a sua?". O encontro contou com a participação de 18 servidores.

O “Café com conversa” ocorre por meio de rodas de conversa sobre temas relacionados à prevenção em saúde mental, sendo os temas sugeridos pelos próprios servidores. É recomendável até 20 participantes por encontro, como forma de facilitar as trocas e participação dos servidores. O objetivo é promover reflexões sobre temas em saúde mental, viabilizando espaço de compartilhamento de estratégias de promoção e prevenção de adoecimentos mentais.

Segundo a psicóloga responsável pelo “Café com conversa”, Kelly Karina Fiomari, é um encontro que viabiliza a discussão sobre temas em saúde mental com intuito de promover a conscientização a respeito dos cuidados que os servidores devem ter com a própria saúde psíquica, tendo como foco a prevenção ao adoecimento psicológico. Acredita-se que, a partir da psicoeducação, as pessoas possam se instrumentalizar para realizar escolhas mais saudáveis relacionadas à saúde emocional.

As avaliações respondidas pelos participantes permitem identificar falas como importância de ter oportunidade de compartilhar ideias, possibilidade de conhecer novos assuntos relacionados à saúde mental, identificação de estratégias utilizadas pelos colegas para lidar com questões emocionais, sentimentos de pertença e cuidado, momento que consegue sentir-se valorizado, entre outras.

Em função da pandemia e orientações sanitárias, as atividades que estavam agendadas para ocorrerem presencialmente foram canceladas, sendo necessário repensar a metodologia usada na execução da ação. Foi proposto, então, o “Café com conversa” no ambiente digital. Até o presente momento, já foram realizados nesse formato três encontros com departamentos da PRORH, ocasião em que se trabalhou o tema Resiliência, atendendo a um total de 54 servidores.

Os encontros são realizados por meio da plataforma Google Meet. A proposta é ampliar a atuação.  O DASS disponibilizará um “Café com conversa” por semana. Os setores deverão sinalizar o interesse pela atividade. Essa ação ocorrerá enquanto perdurar a orientação de trabalho remoto pela instituição. O encontro é conduzido por psicóloga do DASS e tem duração de 1h30.

"Café com conversa" no Google Meet

 

Os gestores interessados em realizarem com suas equipes um “Café com conversa” poderão fazer sua solicitação pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando nome do setor, número de servidores e seus respectivos e-mails institucionais. Caso o servidor tenha interesse em participar, deve entrar em contato com o gestor para que faça a solicitação. Será atendido um setor por semana, levando em consideração a ordem da solicitação, assim, a efetivação da ação fica condicionada à disponibilidade da profissional.

“Promover reflexões sobre temas em saúde mental, realizar psicoeducação, pode auxiliar as pessoas a prestarem mais atenção em suas demandas emocionais e, consequentemente, viabilizar a reflexão sobre caminhos possíveis que contribuem para a prevenção de adoecimentos mentais mais graves”, finaliza Kelly.

Mais informações:

(34) 37006310 – Whatsapp comercial

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Foto: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página