Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus Universitário de Iturama completa cinco anos
Início do conteúdo da página
Iturama

Campus Universitário de Iturama completa cinco anos

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 17h16

Na última quinta-feira, 13 de fevereiro, o Campus Universitário de Iturama,  inaugurado em 2015, completou cinco anos desde sua inauguração. O primeiro campus da UFTM fora de sua sede iniciou suas atividades com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Em 2016, o curso de Agronomia passou a ser ofertado. Atualmente, o Campus Universitário de Iturama conta com 85 servidores, entre docentes e técnicos, e 470 discentes vindos de todo o Brasil. 


Servidores do Campus Universitário de Iturama que celebraram os cinco anos desde a inauguração do Campus. (Foto: Larissa Tavares)

De acordo com a diretoria geral do campus, entre as conquistas ao longo desses anos, destaca-se o empenho da comunidade universitária em relação à qualidade do ensino. Com esse objetivo são realizadas aulas práticas, visitas técnicas, viagens para estudos de campo, estágios em escolas, atividades de extensão e de pesquisa na área de educação, dias de campo, além do cotidiano dentro de sala de aula. Essas ações se configuraram em qualidade de ensino para os egressos e também em uma mudança na realidade dos docentes, discentes e da comunidade de Iturama. Além disso, foram desenvolvidos projetos de extensão  junto à comunidade e atividades de pesquisa no campus, os quais ganharam prêmios nacionais e internacionais de qualidade de pesquisa. 

O diretor geral do Campus, professor Helder Barbosa Paulino, destaca que, apesar de o Campus Universitário de Iturama estar em um estágio ainda “embrionário” de campus, ele já se destaca no cenário regional e nacional do ensino, da extensão e da pesquisa, o que pode ser observado pelo elevado número de alunos de outros estados que vêm estudar na UFTM em Iturama. “Com relação aos avanços que nos darão visibilidade local, destacamos a finalização da nossa sede própria com previsão de ser inaugurada ainda em 2020. Teremos um espaço com mais de três mil metros quadrados de área construída que irá compor o Campus Universitário de Iturama com salas de aula, biblioteca, cantina e espaço administrativo. Percebe-se que nos cinco anos de existência do campus, muitas conquistas vêm sendo alcançadas e, em breve, refletirão na transformação da realidade local tornando o Campus Iturama a mola propulsora do desenvolvimento intelectual e tecnológico do Pontal do Triângulo Mineiro. Para tanto, buscamos uma maior integração entre a sociedade civil, empresas e universidade para que possamos compreender as necessidades regionais e procurar meios não só para suprir as demandas existentes, mas conduzir o desenvolvimento baseado na sustentabilidade, na justiça social e, principalmente, no respeito à cultura local”, destacou o diretor. 

Portaria da sede definitiva do Campus Universitário de Iturama. (Foto: Abimael Alves Rubinho)

Na celebração dos cinco anos do Campus Universitário de Iturama, servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados se reuniram para uma confraternização. Os diretores Fabrício Aníbal Corradini (gestão 2015 – 2017), James Rogado (gestão 2017 – 2019) e Helder Barbosa Paulino comemoraram juntos a data, indicando que o trabalho contínuo levará ao fortalecimento do campus.

Os três diretores do Campus da esquerda para a direita: James Rogado (2017-2019), Fabrício Aníbal Corradini (2015-2017) e Helder Barbosa Paulino (atual diretor)

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página