Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > X Mostra Científico-Pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado é realizada na UFTM
Evento

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 17h05

No dia 2 de dezembro de 2019, a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Educação Inclusiva, realizou, em parceria com a Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico – DATP/DGE/PROENS da UFTM, a “X Mostra Científico-Pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE da Rede Municipal de Ensino de Uberaba”. O evento foi realizado no Auditório Esmeralda, no Prédio da Reitoria da UFTM.

A Mostra teve como temática “Os desafios do professor pesquisador” e trouxe os resultados de 60 trabalhos científicos, apresentados em forma de banner, elencando as experiências docentes vivenciadas e teoricamente fundamentadas, envolvendo 59 unidades escolares municipais no atendimento a aproximadamente, 1.176 alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e outros transtornos e distúrbios de aprendizagem.

A abertura oficial do evento contou com as presenças da vice-reitora no exercício da Reitoria da UFTM, professora Darlene Mara dos Santos Tavares, da pró-reitora de ensino substituta, professora Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra e da diretora da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico - DATP, pedagoga Eliana Helena Corrêa Neves Salge. Além da equipe da UFTM, estiveram presentes a secretária municipal de educação de Uberaba, professora Silvana Elias da Silva Pereira, a diretora de Apoio à Educação Básica, professora Fernanda Roquetti e as diretoras do Departamento de Educação Inclusiva, professora Denise Scussel e professora Juliana de Jesus. Todas presentes na mesa diretiva discursaram ao encontro da importância da educação especial na perspectiva da inclusão visando à efetivação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e à vivência e compreensão da escola como verdadeiro lócus de atendimento às diferenças, oportunizando que os alunos tenham acesso aos níveis mais elevados de ensino.

O evento ainda contou com apresentações musicais e poéticas. Após a abertura, houve exposição de trabalhos realizados por professores pesquisadores, encerrando-se com a palestra “Ética na Educação Inclusiva: apontamentos para a Educação Básica e o Ensino Superior” proferida pelo professor Carlos Alberto de Godoy.

Fotos: Elioenai Amuy