Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor Ramires recebeu Título de Professor Emérito
Início do conteúdo da página

Professor Ramires recebeu Título de Professor Emérito

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h16

Em sessão solene do Conselho Universitário, o professor Luís Eduardo Ramirez Giraldo, que atuou na graduação e pós-graduação, recebeu o título de Professor Emérito da UFTM no último dia 18, na Sala Topázio Imperial, no prédio da Reitoria, em solenidade presidida pelo reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo. Estiveram presentes a vice-reitora Darlene Mara dos Santos Tavares, membros do Conselho Universitário – Consu e da comunidade universitária, colegas de trabalho, ex-alunos, amigos e familiares do docente.

A outorga do título foi aprovada em reunião do Consu em 23 de abril deste ano e oficializada pela Resolução nº 11, de 14 de outubro de 2019. Conforme prevê o Estatuto da Universidade em seu artigo 52, o Título de Professor Emérito é concedido aos professores ou pesquisadores aposentados da UFTM, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária. A iniciativa pode partir do Conselho ou ser proposta pelos colegiados, sendo que a concessão depende de voto favorável de, pelo menos, dois terços dos membros Consu.

O reitor Luiz Fernando em seu pronunciamento destacou a atuação do professor Ramirez. “São inúmeros os méritos que trazem o professor Luis Eduardo Ramirez Giraldo ao nosso encontro hoje para receber esta homenagem. Dentre eles, destaco a criação e a consolidação do Setor de Parasitologia da UFTM, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, possibilitando o desenvolvimento de dezenas de trabalhos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado”. E agradeceu pela “dedicação e trabalho exemplar, que contribuíram imensamente para o desenvolvimento da UFTM”.

Saudação ao homenageado

Professor Luis Ramirez foi saudado por ex-alunos e colegas de trabalho. Marlene Cabrine dos Silva, docente do Instituto de Ciências da Saúde, atual coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – Rims; Elaine Cristina Bento Oliveira, docente do Centro de Educação Profissional da UFTM – Cefores; e Gabriel Antônio Nogueira Nascentes, egresso da graduação e da pós-graduação da UFTM, atualmente docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Todos foram unânimes em falar da trajetória do professor Ramirez sua dedicação, seu trabalho como docente e pesquisador, sua maneira tratar e orientar seus alunos, e destacaram como merecedor do título que a Universidade o outorga.

Para o professor Gabriel Nascentes “O reconhecimento acadêmico na carreira de um professor na área de Ciências da Saúde pode se manifestar de diversas formas. Existem aqueles que por meio de sua prática de trabalho modificam o conceito em relação a uma doença ou agente infeccioso, contribuindo com novas alternativas terapêuticas, novas formas de prevenção, novas técnicas diagnósticas ou modelos experimentais. Existem aqueles que por meio de suas pesquisas e publicações se tornam referência na comunidade científica regional e mundial. Existem aqueles que se dedicam ininterruptamente na preparação de suas aulas e orientação de seus alunos, sendo (por anos a fio) o primeiro a chegar e o último a sair de seu laboratório. E você, Ramirez, é merecedor de todas essas facetas de um professor emérito!”, afirmou.

Como ressaltou Elaine, também sou professora de Parasitologia, “em minhas aulas e em minha atuação docente, tem um pouquinho de você Ramirez. Herdei sua paixão pela parasitologia e por ensinar. Esses dias, quando falei com alguns de seus ex-alunos sobre essa cerimônia de hoje, eu também percebi o quanto você é querido e admirado. Que bom que eu estou aqui hoje tendo essa oportunidade de te falar sobre isso. Ramirez, você é muito querido e admirado por nós! Somos imensamente gratos por ter feito parte, pelo menos um pouquinho da sua trajetória. Você é exemplo de professor, de mestre, de amigo. Que alegria ver que a nossa Universidade te concedeu o título de Professor Emérito. Você merece esse reconhecimento e todo esse carinho”.

Professor Emérito

Em seu pronunciamento, o professor Luis Ramirez falou de sua vida, relembrando fatos, familiares, professores, detalhou sobre seus estudos e escolhas profissionais desde os tempos do seu país de origem, a Colômbia, até sua chegada em Uberaba, onde está desde 1988.

O professor Luis Eduardo Ramirez Giraldo, de nacionalidade colombiana e naturalizado brasileiro, graduou-se em bacteriologia e ciências naturais pela Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia, no ano de 1968.  Fez mestrado em Parasitologia Médica pela Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia, em 1976, e concluiu o doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1984.

Sua carreira acadêmica iniciou-se no ano de 1976, em Medellín, Colômbia, como professor associado na Universidade de Antioquia, até julho de 1988. A partir dessa data, integrou-se ao ensino e pesquisa na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, hoje, UFTM. Em 1995, realizou concurso para professor titular da disciplina de parasitologia, onde se manteve como docente em de dedicação exclusiva até o ano de 2013, quando se aposentou aos 70  anos. Mas continuou desempenhando suas atividades de pesquisa e docência como professor visitante junto aos programas de pós-graduação de Medicina Tropical e Infectologia e de Ciências Fisiológicas, assim como professor no curso de especialização em Medicina Tropical,e,  posteriormente,  como professor ad-honorem.

Além das atividades de docência e pesquisa, orientador de alunos de pós-graduação, o professor Ramirez também se destacou em cargos de  gestão, coordenação de departamento e curso, participou de diversos conselhos, colegiados e comitês da Universidade, da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba — Funepu, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Durante a solenidade, a vice-reitora Darlene Tavares, em nome da Universidade, entregou uma placa comemorativa do Título de Professor Emérito ao homenageado, bem como a Associação dos Docentes da UFTM, representada pelo seu presidente, professor Wendell Sergio Ferreira Meira.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página