Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Workshop sobre Brafitec e Brafagri acontece dia 28

Workshop sobre Brafitec e Brafagri acontece dia 28

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h03

O Workshop Brafitec e Brafagri acontece no dia 28 de novembro, às 17 horas, no anfiteatro do Bloco C da Unidade I da UFTM na Univerdecidade. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.

Durante o Workshop, serão apresentados as formas e critérios de seleção para os programas de intercâmbio, as bolsas disponíveis  (4 bolsas para o curso de Engenharia Mecânica e 4 para o curso de Engenharia de Alimentos), os prazos para a entrega dos documentos e as universidades francesas parceiras. O engenheiro mecânico e empresário Rogério Lopes ministrará uma palestra destacando as potencialidades de se realizar um intercâmbio com a França durante o curso de graduação.

Programa Brafitec

O Brafitec é um programa de cooperação internacional entre Brasil e França que possibilita a alunos de diversas áreas da engenharia realizarem intercâmbio nas universidades parceiras dos projetos aprovados pela Capes e pela Conferência de Diretores das Escolas Francesas de Engenharia - CDEFI. Alunos brasileiros podem concorrer a bolsas de estudo pagas pela CAPES.

O Programa Brafitec no curso de Engenharia Mecânica da UFTM existe desde 2014 e os anos alunos têm a oportunidade de concorrerem a essas. Ao todo, já receberam bolsas de estudos 14 alunos do curso de Engenharia Mecânica. Eles tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio em universidades francesas e alguns concluíram a modalidade de duplo-diploma. O professor Vitor Tomaz G. Naves, coordenado do Programa na UFTM, destaca que é uma excelente oportunidade de enriquecimento cultural e profissional para os alunos. “Durante o projeto Brafitec, acabam tendo um significativo diferencial e pleiteiam por excelentes oportunidades profissionais após a conclusão de seus cursos”, afirmou.

Programa Brafagri

Também este ano será apresentado, durante o Workshop, o Projeto Brafagri, sob coordenação da professora Emiliane Araújo Naves. Este projeto, também apoiado pela Capes e CDEFI, possibilita que alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UFTM também recebam bolsas de estudos para realizarem intercâmbio em universidades francesas. O projeto iniciou-se em 2018 e hoje há um aluno do curso de Engenharia de Alimentos com bolsa e realizando parte de seus estudos, de um ano, na França.