Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET História apresenta exposição fotográfica "Peirópolis para além dos dinossauros"
Início do conteúdo da página
Ensino, Pesquisa e Extensão

PET História apresenta exposição fotográfica "Peirópolis para além dos dinossauros"

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h07

Um novo olhar sobre a comunidade de Peirópolis será apresentado na próxima terça-feira, 24 de setembro. O PET História da UFTM apresentará a exposição fotográfica “Peirópolis para além dos dinossauros”, o evento é aberto para toda a comunidade e será realizado às 16h, no saguão do Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata da UFTM, instalado na rua Vigário Carlos, nº 100, no Bairro Abadia.

De acordo com os organizadores, a exposição é resultado do trabalho de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido pelo PET História na comunidade de Peirópolis para conhecer os aspectos históricos e as experiências de seus moradores. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano 2018  até abril de 2019 e realizou atividades na Escola Municipal Frederico Peiró, entrevistas com pessoas da comunidade, pesquisas de documentos históricos nos acervos do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, Arquivo Público e Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis. 

Para a equipe do PET História da UFTM, embora o bairro rural seja conhecido pelos achados paleontológicos, a pesquisa revelou que Peirópolis tem um patrimônio histórico diverso que remete à consolidação de Uberaba como entreposto comercial do início do século XX. Além disso, a luta de seus moradores pela preservação do lugar deve ser reconhecida como elemento de uma identidade de pertencimento que valoriza tanto os aspectos materiais como imateriais. Nesse sentido, a exposição divulga a história do lugar sob o olhar dos petianos e incentiva a valorização de seu patrimônio histórico.

A exposição “Peirópolis para além dos dinossauros” estará aberta para visitação até o dia 24 de outubro, das 8 às 18h, no saguão do Centro de Pesquisa Prof. Aluízio Rosa Prata da UFTM.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página